Central dos Sindicatos Brasileiros

Setor de Serviços da Informação cresce três vezes mais que o PIB no primeiro trimestre de 2012

Setor de Serviços da Informação cresce três vezes mais que o PIB no primeiro trimestre de 2012

Em comparação com o mesmo período de 2011, o aumento foi de 4,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2012 ficou abaixo das expectativas, apresentando um crescimento de apenas 0,2%. O índice foi alavancado pela indústria, que cresceu 1,7% e pelo o setor de serviços 0,6%. A agropecuária teve queda de 7,3%

As atividades dos serviços da informação tiveram aumento de 0,6% – três vezes mais que o PIB. O crescimento é ainda maior quando comparado ao mesmo período do ano passado, 4,1%.

Para o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Tecnologia da Informação (Sindpd), Antonio Neto, a expectativa é de que a economia recupere o fôlego – com a redução dos juros básicos (Selic) e o aumento do crédito – e o setor de TI cresça ainda mais a partir de agosto, quando entra em vigor a nova alíquota do plano Brasil Maior.

“Os incentivos do governo para manter o mercado de TI se mostram importantes neste momento. Já apresentamos crescimento acima do PIB, mas a partir de agosto as empresas vão crescer ainda mais. O plano Brasil Maior desonerou a folha de pagamento de 20% para 2,5% do faturamento da empresa. E em agosto, essa taxa cai para 2%. A economia das empresas pode chegar a um bilhão de reais e isso deve ser revertido em investimentos”, afirma.