Sindicatos arrecadam e distribuem doações para vítimas de enchentes no RS

Sindicatos filiados à CSB no Rio Grande do Sul já arrecadaram e distribuíram toneladas de doações às vítimas das enchentes que atingem quase todo o estado há cerca de uma semana. No início da crise, o presidente da CSB-RS e da Fessergs, Sergio Arnoud, fez um chamado a toda a base de sindicatos para que se mobilizassem para ajudar como pudessem no enfrentamento da “maior tragédia da história do RS”, falou em seu apelo.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul e o Sindicato dos Metalúrgicos trabalharam juntos na coleta de doações em diversos pontos na cidade. Nesta sexta-feira (9), itens essenciais como água potável, roupas e colchões serão entregues em São Leopoldo, uma das cidades mais devastadas na região.

“Enquanto as estradas estavam fechadas, nóspassamos pela cidade arrecadando as doações e concentramos tudo na sede do sindicato para organizar a distribuição. Amanhã o caminhão sai daqui”, contou Tacimer Kulmann da Silva, presidente do Sindirodoviários e da Fetrarod.

Abrigo

Além de estar aberta para abrigar as vítimas desalojadas, a sede campestre do Sindef, em Alvorada, recebe e distribui doações para aqueles que buscam ajuda no local e também em comunidades da região onde chega pouco ou nenhum socorro.

O pai de uma das famílias abrigadas no local agradeceu o suporte que recebeu e contou que ele, a esposa e seus filhos puderam realmente descansar pela primeira vez em quatro dias.

“A gente se sentiu meio acanhado no começo, mas não tem o que falar, o pessoal recebeu a gente com todo o carinho e não mediu esforços. Deram coberta, alimentaram. Foi a primeira vez que dormimos num colchão em dias”, disse.

Organizando o abrigo e as doações, estão dezenas de voluntários da CSB e diversos sindicatos além do próprio Sindef, como dos trabalhadores da Construção Civil, Mobiliário, Metalúrgicos e Comerciários.

A sede do Sindiguaíba, Sindicato dos Servidores Municipais de Guaíba, também foi transformada em abrigo, onde a própria presidente da entidade, Taís Motta, está abrigada após ter perdido tudo na enchente. Segundo ela, mais de 300 pessoas já passaram pelo local.

O sindicato também está fazendo uma campanha para que voluntários prestem serviços de apoio psicológico, corte de cabelo e atividades para as crianças que estão abrigadas ali.

O Sindicato dos Rodoviários de Rio Grande, o Sindimarceneiros de Porto Alegre e região e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Pelotas (Sticmpel) também abriram suas sedes ou alojamentos para oferecer abrigo às vítimas.

Confira os detalhes aqui: Sindicatos abrigam vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar

“Estamos fazendo todo o possível na capital e interior. Nossos sindicatos vêm agindo corajosamente. Parabéns aos companheiros da CSB. Mas vamos em frente, cada dia é um novo desafio e há muitos irmãos nossos necessitando de apoio!”, disse Arnoud.

Compartilhe:

Leia mais
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar organização e atuação sindical no Brasil
Brasil gerou 1 milhão de empregos formais maio 2024
Brasil gerou mais de 1 milhão de empregos formais em 2024; RS registra queda em maio
TST entendimento ajuizamento dissidio coletivo
TST uniformizará entendimento sobre comum acordo para ajuizar dissídio coletivo
milionarios-pagam-menos-imposto-de-renda-que-professores-e-policiais
Debate sobre Reforma Tributária: CSB denuncia defasagem de 164% na tabela do IR
Lula descarta desvinculação aposentadoria do salário mínimo
Lula garante que aposentadoria não será desvinculada do salário mínimo
debate câmara reforma tributária centrais sindicais
Na Câmara, CSB lista mudanças essenciais para Reforma Tributária justa
Carteira de trabalho número de ocupados recorde 2023
Brasil tem maior patamar de ocupados e menor de sindicalizados da história
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB celebra criação da Federação dos Servidores de Minas Gerais (Fesmig)