CSB presta solidariedade às vítimas das enchentes no RS e convoca sindicatos para atuar no apoio aos afetados pela tragédia
A CSB nacional e a CSB no Rio Grande do Sul prestam sua solidariedade às vítimas das chuvas que atingem o estado e já causaram a morte de 90 pessoas, além de 131 desaparecidos, 362 feridos e mais de 150 mil desalojados até o momento segundo os mais recentes registros oficiais.
A Defesa Civil do RS estima que mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais. Sabemos que grande parte, se não a totalidade, dessas pessoas são trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias, que sofrem as consequências da irresponsabilidade daqueles que destroem nosso planeta em nome do lucro máximo.
Esses são os mesmos que, podendo, negam aos trabalhadores seus direitos mais básicos, e constantemente tentam destruir o que conquistamos em séculos de luta.
São essas mesmas pessoas também que pregam o “Estado mínimo” e atacam o serviço e os servidores públicos, justamente aqueles que agora trabalham no socorro às vítimas e serão os responsáveis por reconstruir os estragos.
Neste momento, fazemos um apelo a todos os sindicatos e associações para que prestem apoio aos afetados pela tragédia, como arrecadação e distribuição de alimentos, água potável e outros itens essenciais como roupas e produtos de higiene, e ofereçam toda a assistência a seus associados e comunidade em geral.
Agradecemos àqueles que já abriram as portas de suas sedes para acolher os desabrigados e estão trabalhando incansavelmente no socorro às vítimas.
Mais uma vez, será nossa união que garantirá que nosso estado e o povo gaúcho irá superar mais este desafio. Contem com a CSB e seus sindicatos, não faltaremos neste momento!
7 de maio de 2024
Antonio Neto, presidente nacional da CSB
Sérgio Arnoud, presidente da CSB-RS e da Fessergs
Veja também: CSB-RS: Sindicatos abrigam vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar
Foto: Ricardo Stuckert/PR