CSB se consolida como a sexta maior Central do País

Com a proposta de ser agente da transformação do Brasil com desenvolvimento econômico e erradicação da miséria, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), antiga Central Sindical de Profissional (CSP), é a sexta maior central do país. A entidade foi reformulada em fevereiro de 2012, quando o atual presidente, Antonio Neto, assumiu a diretoria. Em 18 meses, mais de 500 sindicatos e 23 federações se filiaram à Central.

Fundamentada na pluralidade e no apartidarismo, a CSB tem a meta de ser uma das três maiores centrais sindicais. O lema “Sindicatos fortes, Brasil mais Justo” sintetiza os ideais da entidade. É fortalecendo os sindicatos e priorizando a organização do conjunto dos trabalhadores, principalmente as que têm mais dificuldade em avançar em seus diretos, que a CSB acredita que contribuirá para tornar o país mais justo.

A central defende a discussão de bandeiras importantes como o fortalecimento dos sindicatos em defesa da unicidade sindical e da contribuição compulsória; a ampliação dos direitos e da renda do trabalhador; redução da jornada de trabalho sem redução dos salários; e o fim do fator previdenciário.

À frente da CSB, o presidente Antonio Neto participa ativamente das decisões políticas do país, sempre priorizando a defesa e a ampliação dos direitos trabalhistas. Neto também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (Sindpd) e da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Informática e Tecnologia da Informação (Feittinf). Além disso, é vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM).