Central dos Sindicatos Brasileiros

Central Sindical de Profissionais passa a se chamar Central dos Sindicatos Brasileiros

Central Sindical de Profissionais passa a se chamar Central dos Sindicatos Brasileiros

Segundo o presidente da instituição, mudança reflete proposta de fortalecer os sindicatos

A partir desta quinta-feira (27/09), a Central Sindical de Profissional (CSP) passa a se chamar Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). A mudança foi votada e aprovada em assembleia, realizada na sede no Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Sindpd), com a participação de mais de 110 representantes de diversas entidades sindicais de todo o país.

Durante a reunião, o presidente da entidade, Antonio Neto, reafirmou o compromisso de fortalecer os sindicatos e lutar para ampliar os direitos dos trabalhadores. Segundo ele, a troca da razão social da instituição representa a proposta da central em ter como protagonistas os sindicatos, além de se distinguir de outra central sindical que ostenta a mesma sigla CSP.

“Esta é uma central dos sindicatos do Brasil porque aqui eles têm voz, têm presença, têm voto. São eles que devem ser protagonistas, afinal, sem eles não existe federação, confederação e central. Nós queremos sindicatos fortes e expressar isso no nosso nome reforça nossa proposta, reafirma o trabalho que vem sendo realizado nesses últimos 10 meses quando assumimos a diretoria”, afirmou.

Neto também ressaltou que a CSB continuará sendo uma central apartidária e pluralista, liderando as discussões importantes que influenciam a vida do trabalhador brasileiro.

“Somos uma central nacionalista, desenvolvimentista, mas, acima de tudo, comprometida com o povo. Não podemos aceitar propostas como a flexibilização dos direitos dos trabalhadores que favorecerá apenas as empresas multinacionais em crise. Este ano, a remeça de dinheiro enviada para o exterior foi 36% maior que em 2010. Todo o esforço do Brasil para reduzir imposto – dinheiro que iria para a educação, saúde, segurança – está sendo usado para manter as matrizes de empresas internacionais. Não podemos permitir esse tipo de acordo”, completou.

Além da alteração do nome, a assembleia também aprovou uma reforma estatutária, que contempla a nova realidade da CSB. Uma moção de apoio ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, também foi acolhida por todos os participantes.