Central dos Sindicatos Brasileiros cresce mais de 11 vezes

Instituição saltou de 35 entidades filiadas para 408 neste período

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) cresceu mais de 11 vezes em pouco mais de um ano. A instituição saltou dos 35 sindicatos filiados em novembro de 2011 para 385 em fevereiro de 2013. Além disso, 23 federações se vincularam à central, totalizando 408 entidades na base.

A meta da CSB é chegar ao final de 2013 com mil instituições filiadas e de ser uma das três maiores centrais sindicais do País em até dois anos. Mais de 140 sindicatos já entraram com o processo de filiação e aguardam validação do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o presidente da CSB, Antonio Neto, esse crescimento é resultado da nova forma de sindicalismo adotada pela organização. “Estes números representam a sintonia de nossa proposta com a necessidade dos trabalhadores e do povo brasileiro. Somos uma central nacionalista, desenvolvimentista, mas, acima de tudo, comprometida com o povo. Estamos construindo uma alternativa sindical. Nossa central é a que mais cresce no país. Isso é reflexo da seriedade com que trabalhamos e das bandeiras que defendemos”.

Fundamentada na pluralidade e no apartidarismo, a CSB prioriza a discussão de questões como o fortalecimento dos sindicatos, em defesa da unicidade sindical e da contribuição compulsória; a ampliação dos direitos e da renda do trabalhador; redução da jornada de trabalho sem redução dos salários; e o fim do fator previdenciário.

A CSB promoverá no final de fevereiro uma ação no Congresso Nacional para tentar destravar a pauta trabalhista. “Nossa principal batalha é para ampliar os direitos. Não precisamos de uma indústria ou agricultura competitiva baseada em escravos. Precisamos de um setor produtivo capaz de alavancar a riqueza nacional com base no conhecimento, na inovação e na ampliação tecnológica da produtividade. Somente a valorização do trabalhador fará com que o Brasil mantenha seu rumo no caminho correto”, disse Neto.

Compartilhe:

Leia mais
truque contra isenção imposto de renda
Elio Gaspari: O truque do ‘desde que’ contra aumento da isenção do Imposto de Renda
Imposto de renda irpf
Adriana Marcolino: Proposta de novo Imposto de Renda é avanço para tributação mais justa
greve trens sp cptm
Ferroviários anunciam greve dos trens em SP contra privatização de três linhas da CPTM
isenção imposto de renda 5 mil (2)
Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil pode elevar o PIB em até 3 pontos, aponta Sindifisco
centrais reajuste piso regional rs 2025
Centrais apresentam pauta sobre reajuste do piso regional do RS em reunião com o governo
STAMRJ frente parlamentar taxi
STAMRJ: Taxistas se mobilizam no Congresso para reverter fim da transferência de alvarás
reforma IR isenção investimentos
Proposta de reforma no Imposto de Renda mantém isenção sobre investimentos
crédito do trabalhador novo consignado regras
Novo consignado para CLT entra em vigor nesta sexta; saiba como aderir
tst depressão doença ocupacional
TST reconhece depressão como doença ocupacional; mudança na NR-1 pode ajudar
CSB RS protesto juros altos
CSB-RS participa de protesto contra juros altos em frente ao BC em Porto Alegre