Central dos Sindicatos Brasileiros

Votação do fim do fator previdenciário pode acontecer em agosto

Votação do fim do fator previdenciário pode acontecer em agosto

A votação do projeto que substitui o fator previdenciário pode acontecer em agosto. A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), nesta terça-feira. O presidente disse que a análise do projeto depende de acordo entre as lideranças partidárias, mas apontou que é possível convocar sessão extraordinária para debater o tema após o fim do recesso parlamentar.

Maia afirmou que o grupo composto por representantes dos ministérios da Fazenda e da Previdência deverá apresentar uma proposta na próxima semana. A expectativa é que o texto seja analisado pelas lideranças da base governista em reunião no dia 10.

Dezenas de sindicalistas fizeram manifestação na Câmara nesta terça-feira em que carregaram um caixão, simbolizando o “enterro” do fator previdenciário. Representantes do movimento se reuniram com o presidente da Câmara e pediram a votação da proposta do ex-deputado e agora ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O projeto de Vargas estabelece que o trabalhador não terá perdas ao se aposentar quando a soma de sua idade com o tempo de contribuição for igual a 95 para homens e 85 para mulheres.

Fonte: Valor