Trabalhadores promovem ação para o relançamento da frente parlamentar em defesa dos despachantes documentalistas do Brasil

Ato acontecerá em Brasília; categoria reivindica modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes

Representantes dos despachantes documentalistas farão uma ação para promover o relançamento da frente parlamentar mista em defesa do despachante documentalista brasileiro no próximo dia 30 de março, às 16hs, no Plenário II, Anexo II da Câmara dos Deputados – Brasília/DF.

O ato liderado pelo Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD-BR) tem como objetivo pedir alterações na legislação brasileira. A categoria reivindica a modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes, mas o fez com a personalidade jurídica de direito privado, o que impede o exercício da regulação, fiscalização e correição dos profissionais da categoria.

Segundo Sérgio Holanda, presidente do Sindicato dos Despachantes Documentalista do Ceará (SINDECE), com a mudança, o CFDD-BR conseguirá fiscalizar de forma mais eficaz a atuação dos despachantes brasileiros. “É fundamental corrigirmos essa distorção, não só por ser uma questão de justiça para com a categoria de extrema importância para o exercício e comprovação e direitos, mas também de segurança para a população, que saberá, frente ao reconhecimento prévio dos profissionais competentes, se proteger de eventuais oportunistas desprovidos das capacidades exigidas de um despachante legal”, disse.

O dirigente explica que a categoria tem enfrentado muitas dificuldades para alterar a lei que criou o CFDD-BR. “A profissão de despachante foi a primeira a ser regulamentada do Brasil, pela Coroa Portuguesa, no Século 18. Somos categoria com história, e muito importante para o País. Por isso o Conselho necessita urgentemente ter sua personalidade jurídica modificada, de modo a possibilitar que as atividades de despachantes sejam mais respeitadas e norteadas com mais rigor e ética”, explicou. Atualmente a profissão de despachante documentalista é exercida com observância da Lei nº 10.602, de 12 de dezembro de 2002.

A frente parlamentar mista em defesa do despachante documentalista brasileiro foi lançada em 2012 pelo deputado Cleber Verde (PRB/MA). No entanto os trabalhos da frente de apoio os despachantes está com os trabalhos parados desde 2013.

Compartilhe:

Leia mais
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano de Souza Oliveira, presidente do Sinserpu
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Governo estuda maneira de manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025, diz Haddad
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda mudança alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal
empresa demite todas as mulheres e contrata homens
TST condena empresa por demitir todas as mulheres e substituí-las por homens
inss-convoca-4-milhoes-para-fazer-prova-de-vida
Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste até fevereiro; saiba novos valores em 2025
valores seguro-desemprego 2025
Novos valores do seguro-desemprego para 2025 são definidos com reajuste pelo INPC; confira