Trabalhadores promovem ação para o relançamento da frente parlamentar em defesa dos despachantes documentalistas do Brasil

Ato acontecerá em Brasília; categoria reivindica modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes

Representantes dos despachantes documentalistas farão uma ação para promover o relançamento da frente parlamentar mista em defesa do despachante documentalista brasileiro no próximo dia 30 de março, às 16hs, no Plenário II, Anexo II da Câmara dos Deputados – Brasília/DF.

O ato liderado pelo Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD-BR) tem como objetivo pedir alterações na legislação brasileira. A categoria reivindica a modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes, mas o fez com a personalidade jurídica de direito privado, o que impede o exercício da regulação, fiscalização e correição dos profissionais da categoria.

Segundo Sérgio Holanda, presidente do Sindicato dos Despachantes Documentalista do Ceará (SINDECE), com a mudança, o CFDD-BR conseguirá fiscalizar de forma mais eficaz a atuação dos despachantes brasileiros. “É fundamental corrigirmos essa distorção, não só por ser uma questão de justiça para com a categoria de extrema importância para o exercício e comprovação e direitos, mas também de segurança para a população, que saberá, frente ao reconhecimento prévio dos profissionais competentes, se proteger de eventuais oportunistas desprovidos das capacidades exigidas de um despachante legal”, disse.

O dirigente explica que a categoria tem enfrentado muitas dificuldades para alterar a lei que criou o CFDD-BR. “A profissão de despachante foi a primeira a ser regulamentada do Brasil, pela Coroa Portuguesa, no Século 18. Somos categoria com história, e muito importante para o País. Por isso o Conselho necessita urgentemente ter sua personalidade jurídica modificada, de modo a possibilitar que as atividades de despachantes sejam mais respeitadas e norteadas com mais rigor e ética”, explicou. Atualmente a profissão de despachante documentalista é exercida com observância da Lei nº 10.602, de 12 de dezembro de 2002.

A frente parlamentar mista em defesa do despachante documentalista brasileiro foi lançada em 2012 pelo deputado Cleber Verde (PRB/MA). No entanto os trabalhos da frente de apoio os despachantes está com os trabalhos parados desde 2013.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem