Central dos Sindicatos Brasileiros

Todo apoio ao servidor público brasileiro!

Todo apoio ao servidor público brasileiro!

Neste Dia do Servidor Público a Central dos Sindicatos Brasileiros reforça o seu apoio aos trabalhadores

Muito além dos importantes serviços que os funcionários púbicos oferecem ao povo brasileiro, é nas mãos dos servidores que está o desenvolvimento do Brasil.

Muitas vezes nos deixamos levar pela retórica dos neoliberais, que apontam o dedo e bradam com ferocidade contra o funcionalismo. O fato é que eles não poderiam estar mais distantes das demandas do povo e da nação.

Distanciam-se do povo pois esquecem que boa parte de nossa população depende dos serviços oferecidos pelos servidores públicos. Chega a ser assustador apenas cogitarmos como seria a nossa sociedade sem o importante trabalho dos professores da rede pública de ensino, sem os médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) ou sem os agentes que atuam na segurança pública. Devemos ter consciência que muitos dos que pregam o enxugamento irresponsável do Estado não precisam dos serviços que ele oferece ou, ainda pior, estão diretamente relacionadas a empresas privadas, que muito tem a lucrar com sucateamento dos serviços públicos.

Distanciam-se também dos interesses da nação brasileira, cujo desenvolvimento está diretamente atrelado ao trabalho realizado pelas empresas estatais e seus trabalhadores. Devemos ter consciência de que é simplesmente impensável privatizarmos companhias como a Petrobrás ou, como está em debate no momento, os Correios. Tais organizações tem importância estratégica para a independência e soberania do Brasil e, retomando Getúlio Vargas, se o Estado tem o dever de fazer justiça social, tem também o dever de gerar desenvolvimento, que só existe com soberania. Tragicamente, porém, muitos dos arautos do neoliberalismo estão a serviços dos impérios estrangeiros, há tempos interessados em nosso subdesenvolvimento.

Dessa forma, neste Dia do Funcionário Público, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) reforça o seu apoio a todos servidores brasileiros. Além disso, relembra da importância do planejamento e dos serviços estatais, peça central para o nosso desenvolvimento e soberania.