Central dos Sindicatos Brasileiros

Socerj participa de fórum nacional dos cinematográficos

Socerj participa de fórum nacional dos cinematográficos

O Sindicato dos Operadores Empregados em Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), entidade filiada à Central Profissional de Trabalhadores (CSP), participou do 3° Fórum Nacional das Categorias Profissionais dos Trabalhadores em Empresas Exibidoras Cinematográficas, nos dias 14 e 15 de junho, em São Paulo.

No encontro, dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo trataram sobre os principais problemas edesafios do ramo.

O ponto alto do fórum foi a discussão sobre as tecnologias HD e Imax, que dispensam o operador cinematográfico. “Esse é um problema sério da nossa categoria. Precisamos achar soluções para que esse trabalhador não perca seu posto. Uma das saídas é a qualificação, assim esse profissional poderá passar a  operar esses novos programas”, afirmou o presidente do sindicato, João Roberto Costa, mais conhecido como Índio.

“Essa reunião foi uma ótima experiência de troca de ideias. Percebemos que temos que nos organizar a nível nacional e, assim, lutar pela regulamentação da nossacategoria”, complementou o dirigente.

Ao final dos debates, os presentes discutiram e aprovaram a extinção do fator previdenciário e a aposentadoria especial para o operador.

A próxima edição do fórum será realizada em Belo Horizonte, no ano que vem.