Nota sobre direito ao RGA e sua previsão constitucional

Quem critica a NÓS,  SERVIDORES DO EXECUTIVO, que estamos em GREVE, nos valendo de um direito previsto em lei (Lei 7783/89), mecanismo para reivindicar um direito previsto na nossa lei maior do País, a CONSTITUIÇÃO, só pode ser um “baba ovo, um pastelão acomodado” ou um grande capitalista que pouco liga para os trabalhadores.

Eu sou o tipo de pessoa que, quando me dão um troco a menos, por erro ou má-fé mesmo, por “não ter” aqueles “quebradinhos”, EU COBRO, peço o “quebradinho”, ainda que sejam R$ 0,10 Centavos, pelo único motivo de que É MEU, e eu o quero, sem ter que explicar mais nada!!!

Imaginem vocês, que criticam sem conhecer por dentro as administrações públicas e suas estruturas de trabalho, muitas vezes precaríssimas, que eu não iria LUTAR para garantir um direito que me é garantido na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, lá no Art. 37 Inc. X?

Ora, é o mesmo que dizer ou pedir pra eu abrir mão do meu Direito Constitucional à VIDA ( Ar. 5º da CF), ou à Saúde gratuita e de qualidade paga pelo Estado (Art. 196 CF) Daí, o cidadão vai a uma Policlínica e o Governo vai te cobrar para ser consultado, mesmo que você não tenha dinheiro e por isso MORRA por NÃO PODER PAGAR, simplesmente por que o Estado (e você permitiu isso com esse raciocínio) lhe nega mais um Direito Constitucional.

É como não lutar pelo DIREITO DE VIVER e me alimentar, pois o SALÁRIO de TODOS os viventes do mundo todo, têm natureza ALIMENTAR, o que sustenta o Direito Constitucional à VIDA.
Nesse simples raciocínio e ninguém aqui é “tapado” de dizer que NÃO temos uma INFLAÇÃO galopante, que eleva o preço de tudo, inclusive dos nossos alimentos. Por esse raciocínio lógico, o DIREITO a nossa RGA , que está na CONSTITUIÇÃO, por ser RECOMPOSIÇÃO do poder de compra do SALÁRIO, também é SALÁRIO, que tem natureza alimentar, que também tem garantido na Constituição sua IRREDUTIBILIDADE , com o Princípio Constitucional da IRREDUTIBILIDADE SALARIAL ( Art. 7, Inc. VI da CF).

Assim, se não garanto o poder de compra, há uma REDUÇÃO no meu SALÁRIO, que passa a impedir que eu compre o mesmo tanto de alimento ou remédios, que me garantem a SAÚDE e a VIDA. Todos DIREITOS CONSTITUCIONAIS.
Eu vivo em um País que se diz DEMOCRÁTICO por que assim determina a CONSTITUIÇÃO (Art. 1º da CF), portanto, se meu “TROCO” está previsto NELA (CF) , DEVOLVAM MEU TROCO, ainda que sejam centavos. RGA JÁ!!! Por que na Constituição está, basta me pagar!!! #RGAJÁ

Antonio Wagner Oliveira
Diretor Jurídico do SINPAIG
Coordenador Geral da CSB MT

Fonte:  Servidores MT – Portal de notícias dos servidores

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL