As atividades têm a participação significativa de várias lideranças do categoria de todo o Brasil
Terminam hoje, 25/10, o XV Encontro Regional do Transporte Alternativo e o II CoopTransRio que acontecem simultaneamente na Cidade do Rio de Janeiro, no Pavilhão 5 do Centro de Convenções Riocentro, no Recreio. As atividades têm a participação significativa de várias lideranças do segmento do Transporte Alternativo de todo o Brasil. A programação dos eventos é composta de palestras técnicas e políticas, que visam o aperfeiçoamento da operação e a capacitação dos trabalhadores.
Os “guerreiros do asfalto”, apelido carinhoso pelo qual são conhecidos, tentam definir pautas comuns para o fortalecimento da categoria e a melhora na prestação dos serviços aos clientes.
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) foi representada no evento pelo presidente do SINTRAL (Sindicato dos Trabalhadores Autônomos, Autorizados ou Permissionários Condutores, Auxiliares, Pessoal de Apoio e Afins em Transportes Alternativos do Estado do Rio de Janeiro) Antônio Fernandes, que disse: “O Rio de Janeiro enfrenta um processo de mudança no Transporte Alternativo. A prefeitura impõe regras que nos limita. O novo modelo imposto proíbe o tráfego de longa distância e entre bairros diferentes. O SINTRAL defende a manutenção do sistema de atual, pois é melhor para os operadores. As modificações atingem só na cidade uma média 20 mil trabalhadores em todo estado. Espero que consigamos construir propostas que ajudem a capacitação dos sindicatos, operadores e cooperativas trazendo ganhos nas futuras negociações.
Além do SINTRAL a CSB-RJ indicou para representá-la os companheiros Reinaldo Santos e Everton Gomes, diretores da Central, que participaram de todas as atividades. “Acreditamos que nossa presença e apoio reforçam o compromisso da CSB com as diferentes categorias que estão filiadas, disse Reinaldo”. Para Everton Gomes, “sendo o Transporte Alternativo uma realidade urbana, precisamos conhecer as categorias envolvidas e dar-lhes o suporte necessário para melhorar sua organização classista. Dentro do projeto da CSB, esta categoria é muito bem vinda e tem espaço para apresentar demandas e fortalecer sua luta, concluiu.
O encontro começou ontem pela manhã e vai até o fim da tarde, hoje contando com parlamentares, sindicalistas, representações do setor cooperativista entre outros.
Fotos e texto: CSB – RJ