Sintax DF pede regularização de pontos de táxi ao DETRAN

Entidade e a Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal irão mapear paradas com problemas

Filiado à CSB, o Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal (Sintaxi DF) reuniu-se com o diretor geral do Departamento de Trânsito (DETRAN/DF), Silvain Fonseca, para discutir demarcação de ponto de táxi. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (15), na sede da autarquia.

A região tem diversos pontos irregulares. Pela lei, apenas o DETRAN tem autorização para sinalizar as áreas. Porém, alguns pontos foram criados por representações terceiras, sem levar em consideração a engenharia de tráfego, o que gerou desorganização no embarque e desembarque e ausência de placas de sinalização.

Entre os pontos com mais problemas estão o da rodoviária local por falta de infraestrutura. Na avaliação do presidente do sindicato, Geocarlos Cassimiro de Araújo, as áreas precisam ser regularizadas com aval do departamento para que haja melhoria nas condições dos pontos.

A administração de um shopping localizado em área central de Brasília entrou com uma ação na Justiça para redução de 20 para 3 vagas de carros na parada que fica na lateral do empreendimento. O complexo alega que haverá facilitação de entrada e saída de clientes.

Araújo concorda que o local deve ser reorganizado, mas acredita que a decisão prejudicaria a qualidade do serviço oferecido, além da diminuição de pontos de trabalho. “Vai ser ruim para o próprio shopping, vai faltar ponto de táxi”, disse.

Para que sejam analisadas mudanças em benefício dos taxistas e da população, a representante da Subsecretaria de Serviços da Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal, Daniele Souza, também presente no encontro, informou que o sindicato precisa indicar os pontos que devem ter visita técnica para realização de estudo de viabilidade.

A engenharia de trafego do DETRAN ressaltou que a autarquia apenas executa o planejamento e que o Sintax DF também deve procurar a administração para verificação de possível mudança no plano de urbanização.

Além disso, o dirigente pediu a demarcação de ponto de táxi em grandes eventos. “Vai ser estabelecido local. Isso já está fechado”, garantiu o diretor geral do DETRAN.

Por fim, Geocarlos solicitou a participação do sindicato no conselho da Junta de Recurso de Infração (JARI), setor responsável pela análise de recurso de multa. “Vamos tentar defender o taxista que for multado”, frisou.

A taxista e delegada da entidade, Márcia Ferraz, também participou da reunião.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom