O SINTAP/MT participou palestrando no treinamento para Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária I para atuação em Barreiras Móveis e Fixas, de 18 a 22 de maio, com a participação de 48 AFEDAF’s I de todo o estado, que é mais uma das reivindicações da entidade sindical registrada ao longo da gestão anterior, principalmente a partir da realização de pré-serviço, também para veterinários, em 2013; e mesmo com a mudança de governo, os cursos proporcionados por convênios e outras deliberações para cursos estão sendo concretizados na gestão atual. Sendo antiga a cobrança para que se realize o curso para todos os cargos que compõem o INDEA/MT, assim como os demais órgãos que o sindicato representa, o sindicato reitera que, não apenas os veterinários, agrônomos e AFEDAF’s I, sejam atualizados com reciclagem de informações e procedimentos referentes ao trânsito animal e vegetal, assim como legislações, mas que se inclua os AFEDAF’s II e os Auxiliares. A presidente Diany Dias, que fez parte do evento junto às diretoras de mobilização e formação sindical, Lia Mara Carvalho, e financeira, Nancy Gomes, bem como ao assessor jurídico, Carlos Frederick, agradeceu ao presidente do Instituto, Guilherme Nolasco, pela inclusão do sindicato na programação.
Agradecimento – “Somos realmente gratos pela lembrança do presidente quanto à nossa participação, uma vez que é uma forma dos servidores conhecerem a entidade que os representa e tudo o que esta proporciona em benefícios aos sindicalizados; mas seria ainda melhor se não ficássemos ao final do horário do evento, pois muitos, talvez
pelo cansaço, não participaram da palestra, que trouxe informações extremamente importantes, pertinentes ao Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, e muitas dúvidas foram sanadas com o advogado Carlos Frederick, além de algumas filiações efetivadas.” O agradecimento e pedido vieram da presidente Diany Dias, que viu bons resultados na participação da diretoria sindical no evento, pelos esclarecimentos que ocorreram.
+ Turmas – De acordo com o INDEA/MT, na programação prevê-se realizar até o final de junho, cinco treinamentos, com a participação de mais 22 agentes fiscais, que acontece com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura de Semente (FASE/MT). O grupo de maio foi a 1ª turma, sendo a 2ª de 08 a 12 de junho; a 3ª nos dias 15 a 19; a 4ª no período de 22 a 26; e a 5ª que inicia no dia 29 do mesmo mês e termina em 03 de julho.
SINTAP/MT – “É gratificante vermos uma pauta de reivindicação do Sintap ser realizada, pois ao longo do ano passado vimos solicitando a gestão da época para a realização desse curso, não só para os Afedaf’s I como também para o II, pois fazem muitos anos que não temos curso de reciclagem nem de atualização das legislação vigente e no país e estado. No final do ano a Maria Auxiliadora conseguiu através de convenio publicar nos DO a realização desse curso, e estamos aguardando também curso para os Afedaf II, pois não é justo deixar uma categoria sem a qualificação. Os gestores do Indea não podem pensar num determinado cargo, mas no todo, buscando capacitação geral dos servidores. Espero que essa nova roupagem que o Indea tem hoje, através do novo presidente que nem faz parte do quadro de servidores possa trazer a unicidade em qualificação de formação para os mesmos. E estamos aguardando que o gestor nos informe quando será realizado para os Afedaf II, caso isso não venha acontecer, o Sintap estará buscando junto à diretoria do Indea a viabilidade para que todos tenham treinamentos, e desenvolver as atividades com excelência para nossos clientes, os produtores que trazem a riqueza para nosso estado.
Fonte: SINTAP/MT