Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Assistentes Sociais do RS realiza seminário sobre assistência social no SUS e SUAS

Sindicato dos Assistentes Sociais do RS realiza seminário sobre assistência social no SUS e SUAS

Evento faz parte das comemorações da entidade em celebração ao dia da categoria

O Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul (SASERS) irá realizar, no dia 27 de maio, o seminário “SUS e SUAS – O Assistente Social nas Políticas Pública”. O evento faz parte das celebrações do Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

Segundo Eliane de Lima Gerber, presidente do SASERS, o seminário será uma homenagem à categoria que é à base da saúde pública brasileira. “Nós somos a base profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Existem 46 mil assistentes sociais no SUS, e estes são os responsáveis pela inclusão social e pelo acesso aos benefícios do governo. O assistente social é o agente humanizador nos hospitais e nos serviços de assistência do governo”, disse.

A dirigente explica que as dificuldades do Sistema Único de Saúde são inúmeras, e elas vão desde problemas no planejamento orçamentário e financeiro, passando pela composição das equipes em municípios distantes dos grandes centros, dificuldades também presentes na execução dos serviços tipificados, no alcance dos objetivos previstos, dentre outros. “Com o  seminário, nós buscamos criar um espaço propício para o aprimoramento da Execução da Política Nacional de Assistência Social, com base em debates que proporão a compreensão de forma mais ampla e prática possível”, explicou a presidente.

“Neste evento nós queremos debater a realidade do mercado de trabalho que o profissional enfrenta e também apresentar para os estudantes as oportunidades que existem no sistema público de saúde que absorve mais de 50% dos assistentes sociais”, completou Eliane.

O seminário terá duas palestras centrais com as seguintes temáticas: “A construção do SUS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, as políticas e práticas de saúde, os campos de atuação e as instâncias de participação popular no SUS”, ministrada pelo professor de educação física, Rodrigo de Oliveira Azevedo.

A segunda apresentação será ministrada pela assistente social Edilar Cruz, que tratará da temática “A construção do SUAS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, os campos de atuação, as instâncias de participação popular no SUAS e o papel dos assistentes sociais nos campos de trabalho”.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3228 8921.

Seminário SUS e SUAS