Sindicato dos Assistentes Sociais do RS realiza seminário sobre assistência social no SUS e SUAS

Evento faz parte das comemorações da entidade em celebração ao dia da categoria

O Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul (SASERS) irá realizar, no dia 27 de maio, o seminário “SUS e SUAS – O Assistente Social nas Políticas Pública”. O evento faz parte das celebrações do Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

Segundo Eliane de Lima Gerber, presidente do SASERS, o seminário será uma homenagem à categoria que é à base da saúde pública brasileira. “Nós somos a base profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Existem 46 mil assistentes sociais no SUS, e estes são os responsáveis pela inclusão social e pelo acesso aos benefícios do governo. O assistente social é o agente humanizador nos hospitais e nos serviços de assistência do governo”, disse.

A dirigente explica que as dificuldades do Sistema Único de Saúde são inúmeras, e elas vão desde problemas no planejamento orçamentário e financeiro, passando pela composição das equipes em municípios distantes dos grandes centros, dificuldades também presentes na execução dos serviços tipificados, no alcance dos objetivos previstos, dentre outros. “Com o  seminário, nós buscamos criar um espaço propício para o aprimoramento da Execução da Política Nacional de Assistência Social, com base em debates que proporão a compreensão de forma mais ampla e prática possível”, explicou a presidente.

“Neste evento nós queremos debater a realidade do mercado de trabalho que o profissional enfrenta e também apresentar para os estudantes as oportunidades que existem no sistema público de saúde que absorve mais de 50% dos assistentes sociais”, completou Eliane.

O seminário terá duas palestras centrais com as seguintes temáticas: “A construção do SUS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, as políticas e práticas de saúde, os campos de atuação e as instâncias de participação popular no SUS”, ministrada pelo professor de educação física, Rodrigo de Oliveira Azevedo.

A segunda apresentação será ministrada pela assistente social Edilar Cruz, que tratará da temática “A construção do SUAS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, os campos de atuação, as instâncias de participação popular no SUAS e o papel dos assistentes sociais nos campos de trabalho”.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3228 8921.

Seminário SUS e SUAS

Compartilhe:

Leia mais
greve trabalhadores portos estados unidos
Biden apoia greve dos trabalhadores portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos de trabalho
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante