imagem1-e1431956016716

Sindicato dos Assistentes Sociais do RS realiza seminário sobre assistência social no SUS e SUAS

Evento faz parte das comemorações da entidade em celebração ao dia da categoria

O Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul (SASERS) irá realizar, no dia 27 de maio, o seminário “SUS e SUAS – O Assistente Social nas Políticas Pública”. O evento faz parte das celebrações do Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

Segundo Eliane de Lima Gerber, presidente do SASERS, o seminário será uma homenagem à categoria que é à base da saúde pública brasileira. “Nós somos a base profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Existem 46 mil assistentes sociais no SUS, e estes são os responsáveis pela inclusão social e pelo acesso aos benefícios do governo. O assistente social é o agente humanizador nos hospitais e nos serviços de assistência do governo”, disse.

A dirigente explica que as dificuldades do Sistema Único de Saúde são inúmeras, e elas vão desde problemas no planejamento orçamentário e financeiro, passando pela composição das equipes em municípios distantes dos grandes centros, dificuldades também presentes na execução dos serviços tipificados, no alcance dos objetivos previstos, dentre outros. “Com o  seminário, nós buscamos criar um espaço propício para o aprimoramento da Execução da Política Nacional de Assistência Social, com base em debates que proporão a compreensão de forma mais ampla e prática possível”, explicou a presidente.

“Neste evento nós queremos debater a realidade do mercado de trabalho que o profissional enfrenta e também apresentar para os estudantes as oportunidades que existem no sistema público de saúde que absorve mais de 50% dos assistentes sociais”, completou Eliane.

O seminário terá duas palestras centrais com as seguintes temáticas: “A construção do SUS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, as políticas e práticas de saúde, os campos de atuação e as instâncias de participação popular no SUS”, ministrada pelo professor de educação física, Rodrigo de Oliveira Azevedo.

A segunda apresentação será ministrada pela assistente social Edilar Cruz, que tratará da temática “A construção do SUAS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, os campos de atuação, as instâncias de participação popular no SUAS e o papel dos assistentes sociais nos campos de trabalho”.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3228 8921.

Seminário SUS e SUAS

Compartilhe:

Leia mais
discurso lula OIT
Em discurso na OIT, Lula destaca precarização e informalidade como desafios para justiça social
Antonio Neto CSB na OIT 12-06-24
Antonio Neto na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores
Centrais sindicais apresentam denúncia contra governo do Paraná à OIT
Centrais denunciam governo do Paraná na OIT por repressão de greve de professores
FGTS correção inflação decisão stf
Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT
Luiz Marinho discursa na OIT 2024
Na OIT, Luiz Marinho defende sindicatos e taxação de grandes fortunas
vigilantes niterói ato 13 de junho
Vigilantes de Niterói convocam ato por mais segurança para mulheres da categoria
vinicolas-no-rs-tinham-200-pessoas-em-condicoes-analogas-a-escravidao
Auditores fiscais do Trabalho repudiam fala de dirigente da CNA sobre trabalho escravo
assembleia rodoviários pelotas 10-6-2024
Rodoviários de Pelotas começam a negociar acordos em cenário após enchentes
Comitiva da CSB com ministro Luiz Marinho na Conferência da OIT 2024
Em reunião do Brasil na OIT, empresário diz que Bolsa Família atrapalha mão de obra