Sindicato dos Assistentes Sociais do RS realiza seminário sobre assistência social no SUS e SUAS

Evento faz parte das comemorações da entidade em celebração ao dia da categoria

O Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul (SASERS) irá realizar, no dia 27 de maio, o seminário “SUS e SUAS – O Assistente Social nas Políticas Pública”. O evento faz parte das celebrações do Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

Segundo Eliane de Lima Gerber, presidente do SASERS, o seminário será uma homenagem à categoria que é à base da saúde pública brasileira. “Nós somos a base profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Existem 46 mil assistentes sociais no SUS, e estes são os responsáveis pela inclusão social e pelo acesso aos benefícios do governo. O assistente social é o agente humanizador nos hospitais e nos serviços de assistência do governo”, disse.

A dirigente explica que as dificuldades do Sistema Único de Saúde são inúmeras, e elas vão desde problemas no planejamento orçamentário e financeiro, passando pela composição das equipes em municípios distantes dos grandes centros, dificuldades também presentes na execução dos serviços tipificados, no alcance dos objetivos previstos, dentre outros. “Com o  seminário, nós buscamos criar um espaço propício para o aprimoramento da Execução da Política Nacional de Assistência Social, com base em debates que proporão a compreensão de forma mais ampla e prática possível”, explicou a presidente.

“Neste evento nós queremos debater a realidade do mercado de trabalho que o profissional enfrenta e também apresentar para os estudantes as oportunidades que existem no sistema público de saúde que absorve mais de 50% dos assistentes sociais”, completou Eliane.

O seminário terá duas palestras centrais com as seguintes temáticas: “A construção do SUS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, as políticas e práticas de saúde, os campos de atuação e as instâncias de participação popular no SUS”, ministrada pelo professor de educação física, Rodrigo de Oliveira Azevedo.

A segunda apresentação será ministrada pela assistente social Edilar Cruz, que tratará da temática “A construção do SUAS como política pública; seus princípios e diretrizes, a legislação vigente, os campos de atuação, as instâncias de participação popular no SUAS e o papel dos assistentes sociais nos campos de trabalho”.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3228 8921.

Seminário SUS e SUAS

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil