Sindicato e CSB conclamam taxistas para manifestação no Rio de Janeiro

Ato está marcado para esta quinta-feira (10), em frente à Prefeitura da capital fluminense

Por meio de seus diretores, o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro (STAMRJ) e a Seccional RJda Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) conclamam todos os taxistas do município a participarem da manifestação contra alguns pontos do Decreto 44.399 assinado pelo prefeito Marcelo Crivela, em abril deste ano, que regulamentou o transporte individual por aplicativos.

O ato, que está marcado para ter início em frente à prefeitura, começa às 7 horas e deve se estender durante todo o dia. Segundo o diretor do sindicato e vice-presidente da Seccional Rio de Janeiro da CSB, Hildo Braga, somente alguns pontos do decreto precisam ser revistos pela administração pública.

“O decreto como um todo não é tão ruim assim, o que nós queremos é que ele crie limitações, o que ele não fez. Coisas como aplicar o seguro RCF (seguro que protege os passageiros), a limitação de carros, que também não está dentro do decreto, a cerca eletrônica, que somente os carros do município podem rodar e que a prefeitura seja reguladora diretamente disso”, explicou o diretor do STAMRJ, destacando que deveriam ser exigidos carros mais novos para prestar serviço.

“No decreto ele coloca carros com oito anos de uso, e oito anos é muita coisa. Nós [taxistas] para entrarmos, começamos com carro de quatro anos e podemos rodar com ele até oito anos. Quatro, cinco ou seis anos dá para passar, mas 8 é muita coisa, e isso a gente não admite”, completou.

Outro ponto bastante questionado pelos taxistas é o cadastro para motoristas de aplicativos, que atualmente não é realizado de forma presencial, gerando possibilidades de fraudes. “O motorista de aplicativo tinha que ir até a prefeitura para fazer o cadastramento. Eles recebem os documentos tudo por e-mail e, desta forma, existe a possibilidade de mandar tudo falsificados, ou então podem tirar xerox. É um sistema que pode ser burlado, pois não conferem nada”, reclamou Hildo Braga.

Os taxistas sairão rumo à prefeitura do Rio de Janeiro de cinco pontos diferentes da cidade. Entre ele estão Ilha do Governador, na praia São Bento; na Barra da Tijuca, em frente ao supermercado Guanabara; Copacabana, no posto 6; Realengo, no posto Vagão; em Del Castilho, em frente à LBV.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social