Sindicato e CSB conclamam taxistas para manifestação no Rio de Janeiro

Ato está marcado para esta quinta-feira (10), em frente à Prefeitura da capital fluminense

Por meio de seus diretores, o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro (STAMRJ) e a Seccional RJda Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) conclamam todos os taxistas do município a participarem da manifestação contra alguns pontos do Decreto 44.399 assinado pelo prefeito Marcelo Crivela, em abril deste ano, que regulamentou o transporte individual por aplicativos.

O ato, que está marcado para ter início em frente à prefeitura, começa às 7 horas e deve se estender durante todo o dia. Segundo o diretor do sindicato e vice-presidente da Seccional Rio de Janeiro da CSB, Hildo Braga, somente alguns pontos do decreto precisam ser revistos pela administração pública.

“O decreto como um todo não é tão ruim assim, o que nós queremos é que ele crie limitações, o que ele não fez. Coisas como aplicar o seguro RCF (seguro que protege os passageiros), a limitação de carros, que também não está dentro do decreto, a cerca eletrônica, que somente os carros do município podem rodar e que a prefeitura seja reguladora diretamente disso”, explicou o diretor do STAMRJ, destacando que deveriam ser exigidos carros mais novos para prestar serviço.

“No decreto ele coloca carros com oito anos de uso, e oito anos é muita coisa. Nós [taxistas] para entrarmos, começamos com carro de quatro anos e podemos rodar com ele até oito anos. Quatro, cinco ou seis anos dá para passar, mas 8 é muita coisa, e isso a gente não admite”, completou.

Outro ponto bastante questionado pelos taxistas é o cadastro para motoristas de aplicativos, que atualmente não é realizado de forma presencial, gerando possibilidades de fraudes. “O motorista de aplicativo tinha que ir até a prefeitura para fazer o cadastramento. Eles recebem os documentos tudo por e-mail e, desta forma, existe a possibilidade de mandar tudo falsificados, ou então podem tirar xerox. É um sistema que pode ser burlado, pois não conferem nada”, reclamou Hildo Braga.

Os taxistas sairão rumo à prefeitura do Rio de Janeiro de cinco pontos diferentes da cidade. Entre ele estão Ilha do Governador, na praia São Bento; na Barra da Tijuca, em frente ao supermercado Guanabara; Copacabana, no posto 6; Realengo, no posto Vagão; em Del Castilho, em frente à LBV.

Compartilhe:

Leia mais
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam R$ 35 bilhões no Carf
gabriel galípolo banco central
Deputados desmontam juros criminosos de Galípolo durante homenagem ao BC na Câmara
sindpd-sp inclusão dia mundial autismo
Dia Mundial do Autismo: Sindpd-SP segue firme na luta pela inclusão
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse
Seminário Femergs1
CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs