Sindicato e CSB conclamam taxistas para manifestação no Rio de Janeiro

Ato está marcado para esta quinta-feira (10), em frente à Prefeitura da capital fluminense

Por meio de seus diretores, o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro (STAMRJ) e a Seccional RJda Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) conclamam todos os taxistas do município a participarem da manifestação contra alguns pontos do Decreto 44.399 assinado pelo prefeito Marcelo Crivela, em abril deste ano, que regulamentou o transporte individual por aplicativos.

O ato, que está marcado para ter início em frente à prefeitura, começa às 7 horas e deve se estender durante todo o dia. Segundo o diretor do sindicato e vice-presidente da Seccional Rio de Janeiro da CSB, Hildo Braga, somente alguns pontos do decreto precisam ser revistos pela administração pública.

“O decreto como um todo não é tão ruim assim, o que nós queremos é que ele crie limitações, o que ele não fez. Coisas como aplicar o seguro RCF (seguro que protege os passageiros), a limitação de carros, que também não está dentro do decreto, a cerca eletrônica, que somente os carros do município podem rodar e que a prefeitura seja reguladora diretamente disso”, explicou o diretor do STAMRJ, destacando que deveriam ser exigidos carros mais novos para prestar serviço.

“No decreto ele coloca carros com oito anos de uso, e oito anos é muita coisa. Nós [taxistas] para entrarmos, começamos com carro de quatro anos e podemos rodar com ele até oito anos. Quatro, cinco ou seis anos dá para passar, mas 8 é muita coisa, e isso a gente não admite”, completou.

Outro ponto bastante questionado pelos taxistas é o cadastro para motoristas de aplicativos, que atualmente não é realizado de forma presencial, gerando possibilidades de fraudes. “O motorista de aplicativo tinha que ir até a prefeitura para fazer o cadastramento. Eles recebem os documentos tudo por e-mail e, desta forma, existe a possibilidade de mandar tudo falsificados, ou então podem tirar xerox. É um sistema que pode ser burlado, pois não conferem nada”, reclamou Hildo Braga.

Os taxistas sairão rumo à prefeitura do Rio de Janeiro de cinco pontos diferentes da cidade. Entre ele estão Ilha do Governador, na praia São Bento; na Barra da Tijuca, em frente ao supermercado Guanabara; Copacabana, no posto 6; Realengo, no posto Vagão; em Del Castilho, em frente à LBV.

Compartilhe:

Leia mais
centrais sindicais no g20 social rio de janeiro
G20 Social: centrais sindicais lançam documento com propostas para redução das desigualdades
Antonio Neto fala sobre Sindplay no Sindimais 2024
Sindplay é destaque de inovação no Sindimais 2024: 'na crise emergem as grandes ideias'
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego