SENPA pede a deputados apoio para redução da jornada de trabalho dos enfermeiros

Entidade entregou aos parlamentares um ofício esclarecendo as condições de trabalho da categoria

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA), com apoio da CSB, realizou uma ação, nos dias 5 e 6 de maio, em Brasília, pela redução da jornada de trabalho na enfermagem. A presidente do SENPA e vice-presidente da CSB, Antonia Trindade Valente dos Santos, visitou o gabinete de deputados federais e entregou um ofício aos parlamentares pedindo apoio para aprovação do Projeto de Lei do Senado 2.295/2000.

AgVpUfC2CVxwUjpIUfgnNb_eGUZKvLGHsfeSbYjjTTV0O objetivo do encontro foi apresentar o projeto aos parlamentares e argumentar sobre a necessidade de sua aprovação para a defesa dos trabalhadores. “A redução da jornada dos enfermeiros, de 40 horas para 30 horas semanais precisa acontecer. Nossa luta é para que essa lei seja aprovada e sancionada ainda este ano. Os trabalhadores não podem mais esperar. Essa é uma medida que visa buscar uma melhor qualidade de saúde para sociedade”, disse a vice-presidente da CSB.

A enfermagem brasileira luta para aprovar o “PL 30 Horas”, que estabelece esta jornada como a máxima para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem há 15 anos. Essa carga horária é a recomenda pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para profissionais da área da saúde.

Aq4h7ddfFqkS0Ats2vDmzPwV54Y3sBQgVMQP550Gyg8Y

Segundo Antonia, a culpa de o projeto não ter sido votado ainda na Câmara é dos hospitais particulares, que fazem pressão para que o projeto não seja votado. “O setor privado de saúde pressiona contra a votação e justifica isso com o argumento de que não poderá contratar profissionais com a redução da carga horária”, critica. Pelos cálculos do setor e de técnicos do governo, o impacto da redução da jornada de trabalho seria de R$27 bilhões por ano, entre horas extras e contratação de mais de 400 mil novos profissionais. “Esses números não representam prejuízos, mas sim um ganho, pois significa que haverá mais trabalhadores Anp9ShskIUf3BS320ZWvZP23z6NuR8STejVYDLm1vHmRempregados e mais dinheiro movimentando a economia”, afirma.

De acordo com a dirigente, o assunto foi recebido com simpatia por alguns deputados. “Este é o momento de uma ação para a aprovação da proposta. A redução na jornada de trabalho é só o começo. É necessário que os governos olhem de uma forma mais cuidadosa para os profissionais que cuidam da saúde e do bem-estar social. Os trabalhadores são o alicerce de uma política social eficaz”, argumenta.

Para Antonia, a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros irá contribuir para a humanização do atendimento ao paciente e também trará maior qualidade de vida para os profissionais, já que eles terão mais tempo para descanso e para aperfeiçoar as técnicas da enfermagem.

 

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista