No ultimo dia 17, terça feira, na cidade de Macaé RJ, aconteceu o PRIMEIRO SEMINÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E GUARDAS MUNICIPAIS, evento que reuniu Guardas Municipais de vários municípios, além de Comandantes e Sub-Comandantes. O seminário contou também com a participação do Deputado Federal Adrian Mussi e do CD Naval da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
Segundo o organizador do seminário o Coordenador Pereira, houve uma preocupação em escolher guardas municipais como palestrantes para que todos “falassem a mesma língua”, ou seja que nenhum palestrante trouxesse uma mensagem que não fosse entendida por nós guardas municipais.
Em seu discurso o Deputado Adrian fez questão de deixar clara sua posição em relação à forma de atuação das guardas municipais, pois segundo o parlamentar os guardas assumiram um papel importantíssimo na segurança dos cidadãos, mesmo contra a vontade de alguns que teimam em não deixar as guardas evoluírem. O deputado disse ainda que as guardas são as polícias do futuro e que devem ter sua regulamentação como órgãos de segurança pública e seus integrantes devem ter direito ao porte de armas de fogo para defesa pessoal e aposentadoria especial.
O compromisso do Deputado com os guardas municipais presentes no seminário foi selado através do recebimento e de sua assinatura ao documento apresentado pelo GM Valdecir da cidade de Mangaratiba (RJ) no qual foram apresentadas sugestões de Emendas ao Projeto 1332/2003, além de exposição de pontos que foram alterados no Substitutivo apresentado pelo atual relator e que suprime pontos importantes aprovados no Parecer do antigo relator e que significavam grandes avanços para as guardas municipais.
Fonte: Sindicato dos Guardas Municipais de Mangaratiba