Reunião na Fundacentro mineira foi pautada pela Norma Reguladora que dispõe sobre condutas protetivas na construção civil
O 1º secretário de segurança do Trabalho da CSB e membro Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do Ministério do Trabalho, Cláudio Ferreira dos Santos, o Kcau, foi um dos convidados do evento de reflexão sobre os 25 anos de tripartismo da Norma Regulamentadora (NR) 18. O seminário foi promovido nesta terça-feira (2) pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), em Belo Horizonte.
A NR 18 disciplina as condições e meio ambiente da segurança do trabalho da construção civil. “Há muito tempo, o setor era um dos que mais acidentava e acometia doenças ao trabalhador. Doenças lombares, dores na coluna, amputação de membros inferiores e superiores e esmagamento eram comuns”, afirmou Kcau.
A regulamentação impõe cuidados desde o detalhamento inicial até a finalização da obra, o que diminuiu o número de ocorrências. “Não há de se falar em produtividade sem se falar em prevenção dos acidentes de trabalho”, afirmou o dirigente.
Durante o evento, o 1° secretario da CSB ressaltou a importância da construção de um diálogo permanente entre os diversos atores que compõem a segurança e a saúde do trabalho no Brasil e da valorização profissional.
“No modelo tripartite, os profissionais de segurança e saúde do Trabalho têm que ser valorizados, pois é ele e ela quem busca contribuir para que se evite os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais nas empresas. O empresariado deve cada vez mais apoiá-los, e o governo tem que dar mais aberturas, para que estes e estas contribuam efetivamente nas mudanças nas Normas Regulamentadoras “, pontuou Kcau.