Seminário da Agricultura Familiar reúne centenas de trabalhadores na Paraíba

Evento contou com a presença de entidades de todo o Brasil

Na segunda semana de junho, aconteceu, na cidade de Arara (PB) ,a 150 km de João Pessoa (PB), a primeira edição do Seminário de Agricultura Familiar da Paraíba. O evento, que foi organizado pela Confederação Nacional da Agricultura Familiar, Federação de Agricultura Familiar da Paraíba e pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), contou com entidades de todo o Brasil, entre Federações, Centrais e Sindicatos ligados à área. Segundo a organização, aproximadamente 900 pessoas estiveram presente no local, discutindo temas de relevância para categoria.

A formação e organização sindical; direitos previdenciários; acessibilidade e desburocratização do crédito, por meio do PRONAF; habitação rural e urbana; problemas do semiárido brasileiro; formação de um centro tecnológico de convivência com a seca; participação da mulher, do jovem e do idoso nas políticas públicas e o preenchimento de vagas nos conselhos; e grupos de trabalho em todas as esferas da sociedade estiveram na pauta dos debates.

Segundo Gedir Santos Ferreira, secretário dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e Cooperativismo e presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerais (FAFER-MG), esses eventos são muito importantes, pois aproximam a Central da base. “Com isso você, leva até a base o conhecimento de seus direitos, que eles muitas vezes ficam sem saber. É uma oportunidade ímpar de conhecer de perto os anseios e as prioridades desse trabalhador. Conviver, mostrar a diferença”, disse o secretário, que garantiu que após o evento recebeu diversas manifestações positivas.

“Já passaram alguns dias, e recebemos centenas de manifestações de alegria e agradecimentos, e isso é muito gratificante. Estamos praticando o que realmente o Brasil está precisando, capacitar os nossos agricultores, levar os agricultores familiares à condição de pequeno produtor, agregador de renda, para elevá-lo ao empreendedorismo”, completou Gedir.

Durante o evento, Antonio Neto, presidente da CSB, Gedir Ferreira e o prefeito da cidade anfitriã foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à agricultura familiar da Paraíba. O próximo encontro deve acontecer no começo de agosto, em Fortaleza (CE).

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem