Grupo vai definir os critérios de treinamento dos trabalhadores nas empresas de todo o Brasil
Durante a primeira reunião da subcomissão tripartite da matriz de competências das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho, o 1º secretário de Segurança do Trabalho da CSB, Cláudio Ferreira Santos, foi eleito coordenador nacional da bancada dos trabalhadores. O grupo integra as atividades da Comissão Tripartite Permanente Paritária das Normas de Segurança do Trabalho. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (5), na sede do Ministério do Trabalho.
“Essa é uma comissão das mais importantes na questão de segurança do trabalho porque é essa comissão que vai definir os critérios de treinamentos dos trabalhadores nas empresas no Brasil. Todo o trabalhador tem que ser treinado. Essa matriz que vai definir quem é o profissional que vai ministrar, de que forma o trabalhador vai receber a grade curricular, como é que o auditor fiscal vai fiscalizar as empresas”, ressaltou o dirigente da CSB.
Na avaliação de Santos, “é um trabalho que vai ter uma dimensão muito impactante na vida dos trabalhadores. O objetivo é que o trabalhador seja qualificado, treinado e mais consciente”, afirmou.
Na próxima reunião, as bancadas farão a apresentação de alguns modelos de matrizes de competências para que se possa encontrar o modelo ideal brasileiro.
Além da bancada dos trabalhadores, participaram da reunião a bancada dos empregadores e o Ministério do Trabalho, por meio de Elton Machado Barbosa Costa, da Coordenação Nacional de Gestão e Normatização.