O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santana do Livramento (RS) começou a pagar nesta semana cerca de R$ 300 mil que uma empresa devia a 95 trabalhadores.
O presidente do sindicato, José Luiz Rubim, explicou que este é mais um de uma série de pagamentos que o sindicato tem feito nos últimos anos ao ganhar as ações que move atuando como substituto processual dos trabalhadores.
Neste caso, ele explica que os valores vieram da empresa Vaucher, que devia diversos direitos previstos tanto na lei trabalhista quanto em acordos coletivos, como diferença de salário, vale-alimentação e férias.
No ano passado, quando o governo federal enviou verba aos municípios para subsidiar o transporte de pessoas idosas, o sindicato penhorou a verba e garantiu que parte do montante fosse destinado para quitar a dívida com os trabalhadores.
“A penhora foi uma conquista inédita, então o pagamento pegou todos os trabalhadores de surpresa. Alguns receberam 8, 10 mil reais, o que faz uma baita diferença na vida do trabalhador, especialmente no fim do ano”, contou.
De acordo com Rubim, já está em andamento a negociação de acordos em outros seis processos movidos pelo sindicato, que devem somar em torno de R$ 1,8 milhão de pagamentos de valores devidos aos trabalhadores.
“Na verdade, estamos apenas fazendo nosso trabalho, que é defender o direito do trabalhador, mas infelizmente muitos trabalhadores não querem saber de sindicato. Uma das meninas que recebeu o cheque nesta leva até chorou de emoção pela diferença que o valor faria para ela. Isso que torna nosso trabalho gratificante, apesar de toda a dificuldade que enfrentamos”, ponderou.
Veja também: Com apoio da CSB, Sindef-RS elege nova diretoria pautada pela transparência