Reunião com sindicatos de Presidente Prudente debate atuação da CSB e organização dos trabalhadores

Dirigentes da Central expuseram o trabalho da Entidade para sindicalistas da região e a importância de um projeto consistente de representação

A CSB se reuniu com dirigentes de sindicatos de Presidente Prudente e região para apresentar o trabalho da Central, sua atuação em todo o Brasil e a necessidade de organização da representação dos trabalhadores.

Antonio Neto, presidente da CSB, expôs aos sindicalistas o trabalho de construção da Central e sua ideologia de fortalecimento e valorização dos sindicatos. “Trabalhamos na construção de uma entidade sem aparelhamento partidário, uma central plural. O partido tem de ser instrumento da central, e não o contrário”, afirmou. “Queremos uma central que transforme o dirigente em protagonista. Temos de fortalecer os sindicatos para que eles representem os trabalhadores”, completou.

O vice-presidente José Avelino Pereira destacou a relevância da região de Presidente Prudente, além da importância do trabalho de uma central em todos os cantos do Brasil. “Temos um projeto que vai além dos grandes centros. Queremos saber o que acontece na capital e no interior. Por isso este projeto é interessante, porque esse grupo de dirigentes sindicais montou um projeto sob diferentes correntes partidárias, democrático, no qual todos podem opinar”, explicou.

União

Na intervenção de Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, o dirigente deixou clara atuação da Entidade diante do atual cenário político e econômico do Brasil. Egea destacou também a necessidade de o governo debater as políticas públicas junto aos trabalhadores, os mais interessados no desenvolvimento do País.

“Alguns setores querem um Brasil neocolonial, submetido às grandes potências. Precisamos de uma central comprometida com os interesses dos trabalhadores. O trabalhismo é a defesa dos nossos interesses, do interesse dos operários. Precisamos ter os nossos sindicatos organizados. Precisamos formar a nova geração de dirigentes comprometidos com os interesses dos trabalhadores e do País”, sentenciou.

2

Dois dirigentes da CSB que representam a região de Prudente, Paulo Oliveira, presidente do Seaac, e Ademir Francisco dos Santos, diretor do Sindpd, ressaltaram a importância da reunião para a ampliação das bases da Central no Estado.

“Criamos um diferencial, um perfil de gestão. Nosso objetivo é fazer os sindicatos crescerem com organização. Esse momento e este tipo de encontro são importantes para a organização sindical de Prudente. Nosso objetivo comum é defender o trabalhador”, pontuou Paulo Oliveira.

“Temos ido para o enfrentamento, cada vez mais avançando juntos aos sindicatos. É um prazer e um orgulho unir os companheiros para a luta. Seja aqui em Prudente ou em todo o Brasil”, disse Ademir Francisco.

Diálogo e organização

3Neto enfatizou aos sindicalistas de Prudente e região o caráter alternativo do projeto da CSB. O presidente disse que o principal objetivo dele é ouvir todas as vozes que compõem a Central. “Eu gosto muito de ouvir, saber o que os companheiros têm a dizer e quais são as suas dificuldades”, disse.

Além de expor a necessidade do diálogo, o dirigente finalizou o encontro ressaltando que a CSB tem princípios muito definidos, com um viés ideológico obstinado. “Construímos uma central que defende a organização, que enfrente e procure recuperar a história, que tenha coragem de dizer para os representantes do Ministério Público do Trabalho que a intervenção que eles fazem nos sindicatos destrói as entidades e os trabalhadores que eles representam. Queremos sindicatos fortes, e, para isso, vamos sempre capacitar, preparar e formar os dirigentes para que eles ajam em sua plenitude de representação”, concluiu Neto.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial