Central dos Sindicatos Brasileiros

Estratégias para enfrentar a reforma trabalhista é foco de Ciclo de Encontros Regionais da CSB RS

Estratégias para enfrentar a reforma trabalhista é foco de Ciclo de Encontros Regionais da CSB RS

Em reuniões, sindicatos do estado também debaterão quais serão as prioridades da Regional em 2018

Para expandir a atuação da Seccional e fortalecer o movimento sindical no Rio Grande do Sul, a CSB RS promove, durante o 1º semestre de 2018, o Ciclo de Encontros Regionais pelo estado. Entre abril e julho, dez cidades serão as anfitriãs do evento, que percorrerá as nove Regiões gaúchas de Funcionamento (RF). O objetivo da iniciativa é orientar os sindicatos sobre como enfrentar os impactos da reforma trabalhista e entender quais são as reivindicações de cada município. Capão Canoa será a primeira parada do roteiro.

À frente da organização do projeto, de acordo com a presidente da Regional, Eliane Gerber, a proposta final do Ciclo de Encontros é elaborar um documento a partir da compilação de sugestões e resoluções tomadas ao longo das reuniões, no qual conteria as diretrizes e intenções do sindicalismo gaúcho para o 2º semestre de 2018 – tudo aprovado “em um grande evento da CSB RS, em Porto Alegre, como fechamento do programa” junto às lideranças de todas as regiões visitadas.

“A ideia do Ciclo é percorrermos as 9 RFs destacadas como estratégicas à organização e ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul, obedecendo o ordenamento dos COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). Assim, a CSB RS atingirá as mais diferentes realidades sociais e econômicas do estado, recolhendo demandas e valorizando os sindicatos do interior e litoral. Inclusive, a carta das diretrizes, com a concordância da Executiva Nacional, deverá ser compartilhada entre todos os membros da CSB, como também à sociedade”, explica Gerber.

Ainda segundo a dirigente, palestras sobre contribuição sindical e assédio moral e sexual contra a mulher no mundo do trabalho também farão parte da agenda de atividades do evento.

Veja abaixo quando e onde acontecerá o Ciclo de Encontros Regionais da CSB RS:

  • Capão da Canoa – 07/04
  • Encantado – 28/04
  • Três de Maio – 12/05
  • Cachoeira do Sul – 26/05
  • Pelotas – 09/06
  • Erechim – 16/06
  • Novo Hamburgo – 23/06
  • Uruguaiana – 30/06
  • Caxias do Sul – data a definir