Todas as categorias de professores da cidade conquistaram o reajuste
Os professores municipais de Sooretama (ES) conquistaram, com a atuação do Sindicato dos Servidores Públicos de Sooretama (SISPMSO), uma adequação salarial importante para a categoria, que estava com salários defasados há anos. Todas as classificações de professores receberão 5% de reajuste.
As negociações entre sindicato e prefeitura começaram em janeiro desse ano, juntamente com o início do mandato da presidente da entidade, Raquel Serafim, que conseguiu agendar uma reunião para discutir esses reajustes apenas no início de março. Sem sucesso, a entidade protocolou um pedido ao secretário de educação para que fizesse uma adequação salarial dos professores. Tal pedido foi responsável pela elaboração de um projeto de lei de adequação de salários para os professores da categoria MAE-I, que estavam ganhando abaixo do piso. Outro projeto que garantia aumento para as outras categorias de professores também foi aprovado.
“Fazia muito tempo que os salários não eram readequados ao piso salarial, e, nesse tempo de crise, essa negociação foi muito boa”, disse a presidente da entidade, Raquel Serafim. Além dessa conquista para a categoria, o sindicato conquistou um lote e terá ajuda com material para construção de uma sede própria.
Nas reuniões de negociação, a Central de Sindicatos Brasileiros (CSB) esteve presente e fortaleceu ainda mais o pedido do sindicato. “A presença da CSB e da Federação é sempre uma influência muito boa para a gente. Estamos tendo um bom relacionamento, por isso estamos conseguindo desenvolver um bom trabalho”, completou Raquel.
Representando a CSB, o Secretário dos Servidores Públicos Jorge Antonio da Silva Nascimento acredita que a presença da entidade é determinante na hora das negociações. “As nossas siglas são muito respeitas no estado. Isso tem facilitado nas conversas”, falou Jorge, que também representa a Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo (FESPUMEES/ES).