Seccional da CSB no Rio Grande do Sul tem como prioridade apoio à mobilização regional em 2018

A intenção da presidente é viajar o estado ao encontro das entidades para fortalecimento do movimento sindical gaúcho

Para fortalecer a união do movimento sindical no Rio Grande do Sul, a seccional da CSB no estado visitou, nesta quarta-feira (21), entidades da região litorânea gaúcha. O objetivo dos encontros foi prestar orientações e auxiliar o Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Glorinha (SSPMG/RS) e o Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa e Xangri-lá (SIMCCX) nos processos de autorização da cobrança da contribuição sindical, como determinado na nova legislação trabalhista. Ambas as reuniões aconteceram nas sedes das próprias entidades.

Eliane Gerber, presidente da seccional e 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da Central, participou das ações e ainda acompanhou a assembleia, que aprovou a cobrança do tributo pelo SIMCCX, junto aos assessores da diretoria André Costa e Dercilo Junior. De acordo com a dirigente, a presença da CSB em momentos primordiais dos sindicatos gaúchos é prioridade para intensificar ainda mais as forças do movimento no estado.

“A CSB é uma parceira e presente na vida desses sindicatos. O que queremos é interiorizar a gestão, capacitar os dirigentes e estar junto da base, valorizando, assim, a mobilização regional. E esse compromisso é tão sério que convidamos para cooperar e fazer parte da Secretaria de Municipários da CSB no Rio Grande do Sul o presidente do SSPMG/RS, Antônio Gilmar da Silva Quoos. Além de termos ajudado a presidente Fernanda Grassi Veloso, do SIMCCX, no esclarecimento sobre as mudanças da legislação trabalhista e a importância da contribuição sindical”, relata Gerber.

A dirigente ainda destaca a ação no Sindicato dos Servidores de Glorinha, a qual possibilitou a publicação do edital a respeito da contribuição sindical à entidade. Para a sindicalista, o respaldo da CSB na solução de problemas que podem afetar a defesa da classe trabalhadora é o maior diferencial do trabalho exercido pela Central.

“No exemplo do SSPMG/RS, nós estávamos ali, resolvemos o problema e, agora, o Sindicato já publicou o edital dentro do prazo hábil para obedecer às determinações da CLT. Veja como é importante visitar os sindicatos filiados e verificar qual é o problema que ele está enfrentando. Em Glorinha, o problema era pontual e urgente. [Por isso], os esforços da seccional da CSB gaúcha consistem em cuidar dos sindicatos, dar a atenção que eles precisam, fazer a escuta de suas necessidades e prestar a orientação necessária para a superação de obstáculos”, afirma Eliane Gerber.

Compartilhe:

Leia mais
contra a pec 662023
PEC 66/2023 tenta impor a estados e municípios Reforma da Previdência de Bolsonaro
seca região norte auxílio pescadores
Pescadores afetados pela seca na região Norte receberão auxílio extraordinário
CARF
Empresas do mesmo grupo são solidárias por obrigações previdenciárias, decide Carf
grávida pedido demissão anulado tst
TST anula pedido de demissão de grávida feito sem participação do sindicato
Aloysio correa da veiga presidente tst
Empregado não pode ser PJ, diz próximo presidente do Tribunal Superior do Trabalho
inclusão pessoas com autismo mercado de trabalho
Nova lei promove inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo