CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100

Prevenção de Acidentes: Fundacentro organiza palestras e debates no Dia Mundial

Brasília, 27/04/2015 – O dia 28 de abril é uma data celebrada mundialmente em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Desde que a data foi criada, em 28 de abril de 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundacentro vem realizando eventos, seminários, palestras e debates para promover a conscientização por condições mais dignas de trabalho. Para a presidenta da instituição, Maria Amelia Gomes de Souza Reis, o 28 de abril “é uma data para unir forças e consolidar ainda mais as ações tripartites”.

O diretor Técnico da instituição, Robson Spinelli Gomes, defende que a prevenção pode se tornar uma cultura, na medida em que cada ator social desenvolva o seu papel em prol da sensibilização e conscientização da prevenção de acidentes do trabalho. “Começando por si próprio, acredito que a educação é um instrumento poderoso de informação na medida em que ela pode mudar a cultura de um grupo”, diz.

Veja a seguir onde os eventos serão organizados, em ordem alfabética, pelas Unidades Descentralizadas da Fundacentro.

Belém (PA)

No próximo dia 28 de abril haverá programação alusiva ao Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalhador em memória às vítimas de acidentes de trabalho na Praça Batista Campos, em Belém, no horário das 8h às 12h00. A Fundacentro no Pará participou da comissão organizadora da VI Jornada Estadual de Saúde do Trabalhador em Belém/PA – Programação alusiva ao 28 de abril, Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. O evento ocorreu na sede da entidade, nos dias 16 e 17 de abril de 2015.

Estiveram presentes os palestrantes Luiz Salvador (ALAL-Associação Latinoamericana de Advogados Laboralistas); Ruth Virgolino (Perita Médica do Instituto Nacional do seguro Social Gerencia Executiva de Belém/PA); Manuel Diniz(Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/PA); Andréa Cristina Rodrigues(coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Belém/PA); Gerson Dumont (Representante do Conselho Estadual de Saúde -Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Estado do Pará); Cintia Leão (Ministério Público do Trabalho/PA); Laura Soares Martins Nogueira, Doracy Moraes de Souza e Hélio Vitor de Andrade Filho participaram da programação como palestrantes e como coordenação de mesa representando a Fundacentro.

As centrais sindicais foram representadas por Marivaldo Nazareno Vieira (Nova Central Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Pará e Amapá); Francisco de Assis (Central dos Trabalhadores do Brasil); Wallace Saraiva e Walber Sena (Força Sindical).

Brasília/DF

Das 9h às 12h, a Fundacentro realiza solenidade alusiva ao Dia Mundial da SST, com a participação do Getrin TRT 10, Sinduscon-DF, Seconci-DF, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília, Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador, Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABRAEST), CREA-DF, Sintest-DF, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério da Saúde (MS) e Confederação Nacional.

O auditório da instituição fica localizado no Setor de Diversões Sul, Quadra 4, Blocos A-J, Edifício Boulevard Center 5º Andar. Informações pelos telefones: (61) 3535-7300/03

Campinas/SP

Em Campinas, sob organização e coordenação do CEREST São João da Boa Vista, a Fundacentro representada por Thais Santiago e Roberto Giuliano (ambos engenheiros da entidade), acontece a mesa redonda: NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos. O evento será realizado no Teatro Municipal São João da Boa Vista, município de São João da Boa Vista, das 20h às 22h.

Promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São João da Boa Vista e Região; UNIFAE – Universidades Associadas de Ensino; CAAT – Associação dos Portadores de Doenças Ocupacionais e Acidentados do Trabalho de Mogi Guaçu e região, participa do evento, o MPT 15ª. Região. As inscrições deverão ser feitas em: [email protected] fornecendo o nome, função, empresa, telefone e o município.

Organizado pela Fundacentro e o Colégio Técnico de Campinas – UNICAMP (COTUCA), acontece das 19h30 às 21h, a mesa redonda: O trabalho seguro em máquinas e equipamentos – o papel do técnico. O evento terá na abertura, a participação do professor João Roberto Boccato- COTUCA e de Álvaro Cesar Ruas da Fundacentro de Campinas. Rodrigo Cauduro, engenheiro da Fundacentro fará uma exposição dialogada sobre o tema.

O Colégio Técnico de Campinas fica localizado à rua Jorge de Figueiredo Correa, 735, Parque Taquaral Campinas. Não há a necessidade de efetuar inscrição. Basta comparecer no local.

Campo Grande/MS

O tema a ser abordado pela Fundacentro no Mato Grosso do Sul será: “Por uma cultura de segurança e saúde no trabalho na indústria frigorífica”. O Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho no MS terá como objetivo promover a reflexão, a disseminação e a troca de informações sobre temas pertinentes à segurança e saúde no trabalho, tornando compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

O evento acontece no auditório Famasul, situado à rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira, Campo Grande, das 8h às 17h. O evento é realizado pela Fundacentro, com o apoio do Ministério Público do Trabalho e Fórum de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT-MS). Informações e inscrições pelo e-mail: [email protected]

Curitiba/PR

Em espaço disponibilizado em uma tenda montada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba para ações relativas à data, no centro de Curitiba, local de grande fluxo de pessoas e conhecido como “Boca Maldita”, a Fundacentro marcará sua presença com cartazes e fará a distribuição de publicações técnicas. Além disso, haverá ações de divulgação sobre o Dia Internacional sobre a Conscientização sobre o Ruído, que este ano será comemorado no dia 29 de abril.

Também no Paraná, no municipio de Guaratuba, a Fundacentro será representada por Adir de Souza, chefe do Centro Estadual, o qual participará do 3º Congresso Estadual da UGT/Paraná. O evento acontece nos dias 27 e 28 de abril e Adir fará palestra na sessão solene de abertura com o tema “Abril Verde: Mês de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Ato em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”.

Florianópolis/SC

Em Chapecó, a Fundacentro será representada pelo engenheiro agrônomo, Clovis Eduardo Meireles, durante a realização da III Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador de Chapecó (SEMPAT). Na palestra a ser realizada no dia 29, o engenheiro discorrerá sobre Segurança e Saúde Ocupacional Rural.

A III SEMPAT acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, sala Agostinho Duarte. No dia 27, o evento terá inicio às 18h; no dia 28, às 19h e no dia 29, às 13h30. Informações poderão ser obtidas pelo telefone (49) 2049.9052.

Porto Alegre/RS

Na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e com o apoio da Fundacentro, acontece o 4º Seminário de Valorização do Trabalho e Vida – Idéias e diálogos: os pilares de uma sociedade justa.

O evento será realizado das 9h às 18h e terá como principal foco debater as condições do trabalhador na construção civil. Informações pelo telefone (51) 3073.8100.

Recife/PE

Na capital pernambucana, o Getrin 6 realiza o evento Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador, com o apoio da Fundacentro e demais instituições parceiras. O evento terá inicio às 9h e término às 15h e acontece no auditório do SENAC, situado à avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro, Recife. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail: [email protected].

Rio de Janeiro/RJ

Das 13h30 às 17h, a Universidade Unigranrio prepara para o dia 28, uma tarde de integração entre alunos, escolas, sindicatos e profissionais, com o objetivo de discutir o cenário atual e as perspectivas da SST no país. A palestra será realizada por Luiz Carlos Lumbrera, Auditor Fiscal do MTE.

Participam da atividade, a Fundacentro, Unigranrio, SEEACMRJ, Dupont, Sindipetro-Caxias, Sindicato dos Bancários do Municipio do Rio de Janeiro, Sindicato das Industrias da Construção, revista CIPA, Sindhoteis, restaurantes Baixada, Proteção, Eletrobras, Indica Serviços, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde. Haverá distribuição de revistas. Aos inscritos por e-mail, haverá certificado de participação. Data limite para inscrição: 26/04/2015. A Unigranrio está localizada na rua professor Jorge de Souza Herdy, 25 de Agosto, Duque de Caxias. Inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: [email protected].

No auditório do TRT, das 12h30 às 17h30, a Fundacentro promove palestras voltadas para a cultura da SST, o papel do médico do trabalho na prevenção de SST, trabalho seguro e outros temas.

Estarão presentes profissionais do TRT, SOBES-Rio, CREA/RJ, OIT e Superintendencia Regional do Trabalho/RJ. O TRT está localizado na avenida Presidente Antonio Carlos, 251, 4º andar, Centro, RJ e não é necessário preencher ficha de inscrição.

Salvador/BA

Para representar a Fundacentro no evento que será realizado em Chapecó (SC), o engenheiro de segurança do Trabalho da Fundacentro Bahia, Marcos Paiva fará palestra sobre o tema Insalubridade – a prova pericial e assistência técnica – experiências práticas, no dia 27, às 14h10.

O evento promovido pela CONTAC CUT faz parte da Campanha Nacional pela Aposentadoria Especial aos 25 anos de trabalho para o pessoal da alimentação e refeições coletivas que será lançado no dia 27 de abril, das 8h30 às 16h30.

O evento coordenado pelo presidente da CONTAC CUT, Siderlei de Oliveira, irá apresentar um panorama da situação de saúde e riscos laborais nestes setores, e tem como objetivo iniciar a jornada de lutas pelos 25 anos de trabalho para aposentadoria de trabalhadores deste setor. Além disto, também serão discutidas as perspectivas dos adicionais de insalubridade regulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, conforme NR 15 (insalubridade), bem como as ações coletivas que podem ser utilizadas pelos jurídicos dos Sindicatos.

O evento acontece somente no dia 27, das 8h30 às 16h30h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região. Informações poderão ser obtidas pelos telefones 11 2108- 9309 /9196.

Santos/SP

A Fundacentro na Baixada Santista organiza o Abril Verde: I Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista, das 8h30 às 13h. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, situado à avenida Dona Ana Costa, n° 55, Vila Mathias-Santos/SP.

Dirigido a estudantes e profissionais que atuam na área de SST, o Seminário tem como objetivo ampliar o debate a respeito das causas, consequências e medidas preventivas de acidentes e adoecimentos pelo trabalho por meio de palestras e discussões com os trabalhadores, empregadores, representantes sindicais e órgãos governamentais.

Participam da programação, a presidenta da entidade, Maria Amelia de Souza Reis, o chefe do Escritorio de Representação da Baixada Santista, Josué Amador, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, a Procuradoria Regional do Trabalho – 2ª região, a UNIFESP Baixada Santista, a Secretaria Municipal da Saúde de Santos, o Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista e o Conselho Sindical da Baixada Santista.

Durante a programação, serão apresentados quatro temas: o Tema 1: “O trabalho dos Centros de Referencias em Saúde do Trabalhador na Baixada Santista” será abordado por Fabíola Otero, Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santos e Fernando José Águas, Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cubatão), coordenando a mesa, Juliana Andrade Oliveira, Tecnologista da Fundacentro Baixada Santista; o Tema 2: “Análise dos Acidentes de Trabalho” será apresentado por Leonidas Pandaggis, Gerente da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho, da Fundacentro; o Tema 3: “Violências e Assédio Moral no Trabalho”, coordenado por Laura Câmara Lima, Professora Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Psicodinâmica do Trabalho, do Departamento Saúde, Clínica e Instituição, do Instituto Saúde e Sociedade, da UNIFESP Baixada Santista e o Tema 4: “Acidente do trabalho que não é comunicado, vai acontecer de novo”, apresentado por Sergio Pardal, advogado e professor.

Como parte da inscrição, solicita-se 1kg de leite em pó que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos. Inscrições gratuitas no portal da Fundacentro.

São Paulo/SP

Na Fundacentro (CTN), em Pinheiros, o Dia Mundial em Memória às Vitimas em Acidentes do Trabalho, terá a palestra Educação no trabalho, apresentada pela presidente da instituição, Maria Amelia Gomes de Souza Reis. Para este ano, a direção da Fundacentro organizou palestras com representantes das três bancadas: governo, trabalhadores e empregadores. Para tanto, foram convidados Marco Antonio Gomes Perez, Diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social; Representante Patronal do Conselho Curador da Fundacentro; Jairo José da Silva – Diretor de Segurança e Saúde no Trabalho da Nova Central Sindical de Trabalhadores. Da área técnica da Fundacentro, haverá também a palestra sobre Educação em SST, apresentada por Jefferson Peixoto, Chefe do Serviço de Ações Educativas da Coordenação de Educação da Fundacentro.

Antes do encerramento, haverá a Cerimônia da Vela com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. O evento será realizado das 13h30 às 17h. Clique aqui para efetuar as inscrições.

Das 9h às 16h, no Vão Livre do MASP, o TST/SP organiza atividades com a presença do diretor Técnico, Robson Spinelli Gomes, representando a presidência da Fundacentro. As atividades fazem parte do Programa Trabalho Seguro do TST, cujo tema este ano é: Atrás de cada máquina, existe uma vida! Pratique o Trabalho Seguro. Os servidores da Fundacentro, Glaucia Nascimento de Souza e Amarildo Aparecido Pereira estarão presentes no MASP prestando informações ao público, além da exposição de banners produzidos pela instituição e a distribuição de publicações. O MASP fica na avenida Paulista, 1578, Cerqueira Cesar e não é necessário efetuar inscrição.

Na Faculdade de Saúde Pública, será lançado no dia 28, o livro Análises do Trabalho – Escritos Escolhidos, em homenagem à pesquisadora aposentada da Fundacentro, Leda Leal Ferreira. Após o lançamento, a Assessoria de Comunicação da Fundacentro fará a divulgação da obra em seu portal institucional.

O evento ocorrerá das 8h30 às 12h30, no auditório João Yunes, avenida doutor Arnaldo, 715 – Cerqueira Cesar, São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site da Faculdade de Saúde Pública.

Ainda no dia 28, Robson Spinelli Gomes, diretor Técnico da Fundacentro fará palestra no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco com o tema Desafios da Gestão Contemporânea em Acidentes de Trabalho.

Vitoria/ES

Das 8h às 12h15, acontece no Instituto Federal do Espirito (IFES), a palestra: Acidentes e doenças do trabalho desde a época de Ramazzini até os dias atuais que será apresentada por Liliane Graça Santana, coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/ES e “Terceirização e o Fim do Direito do Trabalho: no Caminho da Superexploração do Trabalhador Brasileiro”, apresentado por Bruno Gomes Borges da Fonseca, procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho-ES. O evento conta com o apoio da Fundacentro. Preencha a inscrição.

Durante o evento, haverá a exposição de Bernardino Ramazzini (1633-1714), médico italiano, denominado “Pai da Medicina do Trabalho”, por sua visão inovadora para a época e que até os dias atuais são seguidas e admiradas pelos profissionais da área. Sua obra, “De Morbis Artificum Diatriba” foi publicada em Módena, Itália, em 1714 e traduzida para o português pelo Dr. Raimundo Estrela, com o título “As Doenças dos Trabalhadores”, sendo muito lida até hoje, dada a sua relevância para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa/MTE

Compartilhe:

Leia mais
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores
Sindpd=SP ganha premio no Sindimais
Projeto do Sindpd-SP vence prêmio de Inovação e Transformação Digital no SindiMais
protesto colete feminino vigilantes niteroi
Vigilantes de Niterói iniciam campanha por coletes apropiados para mulheres
discurso lula OIT
Em discurso na OIT, Lula destaca precarização e informalidade como desafios para justiça social
Antonio Neto CSB na OIT 12-06-24
Antonio Neto na OIT: novas tecnologias podem ser oportunidade para os trabalhadores
Centrais sindicais apresentam denúncia contra governo do Paraná à OIT
Centrais denunciam governo do PR na OIT por repressão de greve de professores
FGTS correção inflação decisão stf
Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT