Evento discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que trata da Reforma da Previdência
A cidade de Presidente Prudente, 560 km da capital paulista, recebeu nesta sexta-feira (17), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mais uma edição da 13ª Jornada Nacional de Debates do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (DIEESE), que tem como tema principal a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência. A sequência de debates, que foi lançada no último dia 23 de fevereiro, em São Paulo (SP), e já rodou por 22 cidades do território nacional, ainda deve passar por mais cinco cidades de diferentes estados.
Estiveram presentes no evento aproximadamente 150 pessoas. Entre elas, membros das centrais sindicais, sociedade civil e o deputado federal Izaque Silva (PSDB-SP), que se declarou contra a PEC. Durante o debate, o técnico do DIEESE Airton Gustavo dos Santos expôs os aspectos gerais do projeto e mostrou o quanto ele é nocivo para os trabalhadores, principalmente para as mulheres e os trabalhadores rurais.
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) foi representada pelo 1º secretário de Organização e Mobilização, Paulo Oliveira, que também é presidente do Sindicato dos Empregados Autônomos do Comércio em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC).
Segundo Oliveira, o debate foi importante para informar a população, uma vez que estas palestras serão disseminadas pelos participantes.
“O mais importante é contribuir para a formação e conhecimento da população. Os que estavam no evento são multiplicadores, e este tema de hoje está sendo discutido na família, na escola e no bairro. Ter conhecimento ajuda no debate e no convencimento das outras pessoas do quanto é prejudicial a proposta de reforma que está tramitando no Congresso e que praticamente inviabilizada a possibilidade de aposentar”, falou o dirigente, que vai divulgar os dados e informações passados pelo DIEESE para sua base.
“A função de todos que estiveram no evento é difundir as informações para a base, e nós faremos isso através dos canais de comunicação, como informativos, sites, e-mail, SMS e redes sociais, sempre alertando os nossos representados e fortalecendo a ideia da luta contra a Reforma da Previdência”, finalizou Oliveira.
A 13ª Jornada Nacional de Debates continua nos próximos dias de março nas cidades de Londrina e Ponta Grossa (PR), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI) e Itapema (SC).