Presidente da Apac busca experiência do Sintap/CSB para fortalecer entidade

A presidente da Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres (Apac), Suely Tocantins – que também é servidora do Indea e filiada ao Sintap -, visitou a sede da entidade como gestora da Apac na última terça-feira (12.01). A visita teve como intenção trocar informações com a presidente do Sintap e também vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Diany Dias, acerca de como fortalecer o artesanato dentro do estado transformando a entidade em um sindicato.

Dias informou que a diferença de associação e sindicato é que o segundo tem mais força junto às esferas governamentais e consegue mais facilmente meios de fortalecer o segmento o qual representa. Ela apontou como forma de transformação a lei 13019, que versa sobre o assunto. Visitas como essa são constantes na sede do Sintap já que a experiência na luta sindical e busca de valorização sempre foi uma constante nos 26 anos de existência da entidade.

“Estou muito satisfeita com tudo que consegui ter ciência por aqui. Embasada com estas informações repassadas por Diany poderei levar melhores informações para a base e definir uma mudança até o final de janeiro”, explicou Tocantins. Na ocasião ela também apresentou à presidente do Sintap informações sobre a Festival Internacional de Pesca (FIP), que ocorre entre os dias 8 e 12 de junho, em Cáceres. Segundo ela, assim como na área esportiva – com a criação da equipe Sintap Running – o Sintap poderia organizar uma equipe de pesca para participar também deste evento que é esportivo. Dessa forma seria ampliada a linha de incentivo à qualidade de vida do servidor que já é feita pela entidade sindical. As inscrições para a FIP, conforme informou a presidente da Apac, podem ser feitas na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sicmatur).

Ela destacou que vai solicitar à Sicmatur que solicite ao Governo do Estado, através da Sedtur, espaço no stand do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Dessa forma os produtos feitos pelo grupo, além de terem a certificação de qualidade atestadas por estarem num local como este, vão ficar com maior visibilidade e divulgação entre os turistas do evento.

Mais espaço

Outro evento que pode dar destaque à Apac será o Festival Internacional do Turismo (FIT), previsto para ocorrer em abril e que contará com a participação da Apac e seus associados. Nessa ocasião, quem adentrar ao grupo já poderá participar como membro e apresentar seu trabalho.

Associação

A Apac existe desde 2006 e é a única entidade a ser reconhecida pelo Ministério do Turismo dentro do estado de Mato Grosso. Atualmente tem 20 associados num grupo composto por servidores públicos estaduais e municipais e profissionais do Senai, além de artesãos que residem em cidades próximas como Chapada dos Guimarães.

Tocantins aproveitou o ensejo para convidar servidores da base do Sintap que estejam na área de Cáceres e arredores e que gostem de desenvolver produtos artesanais para se juntarem ao grupo e fortalecer a Apac. Para isso basta entrar em contato pelo telefone: (065) 9615-5679 ou pelo email: [email protected].

Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

Compartilhe:

Leia mais
CSB no Forum Interconselhos 2024
Governo retoma Fórum Interconselhos com G20 Social e Plano Clima em foco; CSB participa
reuniões centrais sindicais 16 e 18 julho
Centrais realizam reuniões por região nos dias 16 e 18 de julho sobre agenda legislativa; participe
reunião CNT 10-7-24
CNT discute ação coordenada diante de transformações no mercado de trabalho
Ernesto e Álvaro CSN reunião Consea
CSB indicará nome para substituir Lino de Macedo no Conselho de Segurança Alimentar
protesto servidores Ipsemg 9-7-24
Em meio a protestos dos servidores, projeto que altera regras do Ipsemg tem votação adiada
ministro do trabalho luiz marinho saqui aniversário fgts
Ministro do Trabalho quer fim do bloqueio do FGTS para quem optou por saque-aniversário
regra-nas-relacoes-de-trabalho-clemente-ganz-lucio
Clemente Ganz: Negociação coletiva e a estratégia de desenvolvimento produtivo
Projeto de lei motoristas em apps
Centrais sindicais criticam alterações em projeto de motoristas em apps
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social