Presidente da Apac busca experiência do Sintap/CSB para fortalecer entidade

A presidente da Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres (Apac), Suely Tocantins – que também é servidora do Indea e filiada ao Sintap -, visitou a sede da entidade como gestora da Apac na última terça-feira (12.01). A visita teve como intenção trocar informações com a presidente do Sintap e também vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Diany Dias, acerca de como fortalecer o artesanato dentro do estado transformando a entidade em um sindicato.

Dias informou que a diferença de associação e sindicato é que o segundo tem mais força junto às esferas governamentais e consegue mais facilmente meios de fortalecer o segmento o qual representa. Ela apontou como forma de transformação a lei 13019, que versa sobre o assunto. Visitas como essa são constantes na sede do Sintap já que a experiência na luta sindical e busca de valorização sempre foi uma constante nos 26 anos de existência da entidade.

“Estou muito satisfeita com tudo que consegui ter ciência por aqui. Embasada com estas informações repassadas por Diany poderei levar melhores informações para a base e definir uma mudança até o final de janeiro”, explicou Tocantins. Na ocasião ela também apresentou à presidente do Sintap informações sobre a Festival Internacional de Pesca (FIP), que ocorre entre os dias 8 e 12 de junho, em Cáceres. Segundo ela, assim como na área esportiva – com a criação da equipe Sintap Running – o Sintap poderia organizar uma equipe de pesca para participar também deste evento que é esportivo. Dessa forma seria ampliada a linha de incentivo à qualidade de vida do servidor que já é feita pela entidade sindical. As inscrições para a FIP, conforme informou a presidente da Apac, podem ser feitas na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sicmatur).

Ela destacou que vai solicitar à Sicmatur que solicite ao Governo do Estado, através da Sedtur, espaço no stand do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Dessa forma os produtos feitos pelo grupo, além de terem a certificação de qualidade atestadas por estarem num local como este, vão ficar com maior visibilidade e divulgação entre os turistas do evento.

Mais espaço

Outro evento que pode dar destaque à Apac será o Festival Internacional do Turismo (FIT), previsto para ocorrer em abril e que contará com a participação da Apac e seus associados. Nessa ocasião, quem adentrar ao grupo já poderá participar como membro e apresentar seu trabalho.

Associação

A Apac existe desde 2006 e é a única entidade a ser reconhecida pelo Ministério do Turismo dentro do estado de Mato Grosso. Atualmente tem 20 associados num grupo composto por servidores públicos estaduais e municipais e profissionais do Senai, além de artesãos que residem em cidades próximas como Chapada dos Guimarães.

Tocantins aproveitou o ensejo para convidar servidores da base do Sintap que estejam na área de Cáceres e arredores e que gostem de desenvolver produtos artesanais para se juntarem ao grupo e fortalecer a Apac. Para isso basta entrar em contato pelo telefone: (065) 9615-5679 ou pelo email: [email protected].

Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social