Central dos Sindicatos Brasileiros

Piso salarial da enfermagem: sindicatos fazem protesto pela aplicação em MG

Piso salarial da enfermagem: sindicatos fazem protesto pela aplicação em MG

Piso salarial da enfermagem – Em apoio ao Dia Nacional de Luta pela aplicabilidade do Piso Nacional para os profissionais de Enfermagem, a Feserp Minas marcou presença em diversos atos por todo o estado de Minas Gerais.  

Em Juiz de Fora, o presidente da Federação, Cosme Nogueira, participou de uma mobilização organizada em conjunto pelo Sinserpu-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) e pela Ameta (Associação dos Servidores Públicos de Juiz de Fora).  

A atividade teve início às 9h nas escadarias da Câmara Municipal, onde ocorreu uma assembleia entre o Sinserpu, a categoria e demais servidores sindicalizados. Durante a assembleia, foi aprovado o início de uma possível greve a partir do dia 10 de março, caso a suspensão da aplicação do piso salarial da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) continue. 

Após a assembleia, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade e fizeram uma parada em frente ao Fórum Benjamin Colucci em meio ao trajeto. 

Em seguida, a passeata seguiu em direção ao prédio da Prefeitura Municipal, local onde o trânsito foi fechado pelos manifestantes em protesto contra a Administração Municipal, que fechou os portões, impedindo a entrada.  

Nas dependências do Paço Municipal, os secretários Rogério Freitas (Recursos Humanos) e Dr. Ivan Chebli (Saúde) assumiram o compromisso de que a prefeita Margarida Salomão autorizará o pagamento do piso salarial da enfermagem assim que o STF vetar a suspensão, caso esteja de acordo com o orçamento de Juiz de Fora. 

Outras reivindicações também foram apresentadas pelos manifestantes. A principal delas foi uma cobrança veemente em relação à morosidade da Prefeitura em atender às demandas da categoria. 

Durante seu discurso, Cosme Nogueira destacou a importância de envolver os parlamentares numa ação de pressão ao STF para deliberar rapidamente sobre a aplicabilidade do piso salarial da enfermagem. 

Confira também: Servidores de agências reguladoras denunciam descaso e pedem mais concursos