Deputado Betinho Gomes apresenta parecer favorável a projeto que regulamenta negociação coletiva no setor público

Projeto de Lei 3831/2015, de autoria de Antonio Anastasia (PSDB/MG) está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB/PE) apresentou, na noite desta segunda-feira (4), parecer favorável à constitucionalidade, jurídica e de boa técnica legislativa do Projeto de Lei (PL) 3831/2015, que define regras para a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e nas funções públicas dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Segundo o parlamentar, que é o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), existe uma necessidade cada vez mais premente de democratizar as relações de trabalho no serviço público.

Com o parecer, Betinho Gomes demonstra que o projeto estimula formas de soluções aos conflitos, promovendo a redução da judicialização de demandas que podem ser resolvidas com mais agilidade.

Mesmo com o direito de greve assegurado, os servidores não têm direito à negociação, o que segundo o parecer é um contrassenso, pois a negociação coletiva é consequência do direito de greve e de sindicalização.

No âmbito do Poder Executivo Federal existe, desde 20013, uma Mesa Nacional de Negociação Permanente, que institui o diálogo com os representantes dos servidores públicos, com os objetivos de tratar demandas de estruturação de carreiras, padrões remuneratórios, entre outros direitos dos servidores. Apesar da existência desta Mesa, a sistemática necessita de regulamentação que assegure as condições de participação dos atores envolvidos neste processo.

Para o relator, a necessidade de se detalhar os procedimentos à negociação coletiva no setor público de maneira clara e uniforme é inevitável. Dessa forma, Betinho entende que esse diálogo tem relevante importância no aspecto econômico, uma vez que diminuiria o número de greves e reduziria a judicialização dos conflitos.

O deputado Betinho Gomes relata ainda em seu parecer que o PL é oportuno, “e constitucionalmente sustentável que lei ordinária nacional formule regras gerais passiveis de suplementação pelos indivíduos federados e que não há qualquer mitigação do pacto federativo”.

Com esse parecer, a matéria pode ser inserida na pauta deliberativa da CCJC. Em seguida, seguirá para sanção presidencial

Confira aqui o parecer completo

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial