Central dos Sindicatos Brasileiros

Palestras da 7ª Semana Paulista da Contabilidade começam com o tema Inteligência Artificial e Contabilidade

Palestras da 7ª Semana Paulista da Contabilidade começam com o tema Inteligência Artificial e Contabilidade

Na noite desta quinta-feira (20), o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP deu continuidade às atividades da 7ª Semana Paulista da Contabilidade com uma palestra sobre a Inteligência Artificial voltada à Contabilidade.

Na ocasião, o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, salientou na abertura do painel a preocupação da Entidade em promover atividades técnicas e socioculturais sobre temas atuais e relevantes para a profissão contábil.

Mediando a atividade, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, destacou que “a inteligência artificial não acabará com a Contabilidade, mas quem não se atualizar poderá passar por dificuldades. Então é preciso usá-la ao nosso favor”.

O palestrante da noite foi Ronaldo Moreira, diretor de Tecnologia e sócio da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes de Serviços há mais de 20 anos. O profissional é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Fortaleza, mestre em Informática Aplicada e doutorando em Inteligência Artificial pela mesma instituição de ensino.

Ronaldo explicou aos participantes como a Inteligência Artificial vem se inserindo gradualmente e de forma sutil até nas atividades do nosso dia a dia. Mas essa realidade não é algo recente.

“A inteligência artificial só tem sucesso hoje porque o acesso à tecnologia cresceu. Mais da metade da população do mundo tem acesso à internet e 43% das pessoas usam redes sociais. O Brasil é o terceiro país mais conectado, com um uso médio de 9 horas de acesso por dia. Geramos por dia 2,5 exabites de informação com likes, cliques e comentários”, relatou.

E esta ainda é uma realidade em transformação, uma vez que a tecnologia sofre constantes transformações.

“Uma coisa pode mudar todo esse cenário: supercomputadores. Eles podem colocar toda a nossa segurança em risco, quebrando todos os códigos dos certificados digitais. Se isso ocorrer, todos os certificados terão que evoluir para um novo tipo de tecnologia, a fim de se tornarem seguros novamente”, explicou.

Sobre as mudanças que a tecnologia tem trazido para a Contabilidade, a presidente do CRCSP salientou que “os Profissionais da Contabilidade possuem uma capacidade de adaptação muito grande. Nós não seremos substituídos pela tecnologia, mas antes, temos na automatização dos processos uma importante aliada. Devemos, no entanto, estar preparados para esta nova realidade, que são as diversas aplicações da inteligência artificial”.

Demais atividades

No evento, os participantes ainda puderam fazer uma rápida limpeza de pele antes do início da palestra, realizada pela farmacêutica Mayara Pereira de Oliveira e por Monique Alves, promotoras da rede Droga Raia, empresa parceira da Entidade na concessão de descontos para compra de medicamentos..

Ao final da palestra, os presentes participaram de sorteios de cursos, um ingresso para o XV Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais e de uma bolsa de estudo parcial da Fundação Instituto de Pesquias Contábeis, Atuariais e Financeiras – Fipecafi, além de vale-cursos do Sindcont-SP.

Apoio

A 7ª Semana Paulista da Contabilidade tem o patrocínio Diamante da Asplan Sistemas, enquanto a BDO é patrocinadora Ouro do evento e a Qualicorp mantém o patocinio Institucional. A Fortes Tecnologia é patrocinadora Prata da sétima edição do encontro e a Contmatic Phoenix e a KPMG são patrocinadores Bronze. São Apoiadores à Educação Profissional Continuada da iniciativa a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC e o Dr. Sorriso. Apoiam institucionalmente a sétima edição da Semana Paulista da Contabilista o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e Academia Paulista de Contabilidade – APC. A Superteia é fornecedora de tecnologia do evento.

Texto e foto: Sindcont – SP