OAB do Rio de Janeiro debate a sustentação sindical após reforma trabalhista

A exemplo de outros eventos anteriores, a ideia é buscar alternativas para o planejamento das entidades

A Comissão Especial de Direito Sindical da OAB RJ promoveu o evento “Sustentação financeira dos sindicatos pós reforma trabalhista, na sede da entidade, na quinta-feira (7).  A vice-presidente da CSB Lygia Maria Vieira Sampaio e o vice-presidente da CSB do Rio de Janeiro Carlos Alberto Cunha Cruz representaram a Central no evento.

A reforma trabalhista entrou em vigor em novembro de 2017 e provocou mudanças em artigos da CLT. Entre elas, a modificação da contribuição sindical de compulsória para consultiva ficou no olho da discussão e ameaçou, sem transição ou debate, o custeio das entidades que representam os trabalhadores.

A Justiça e outras entidades têm apoiado o debate para buscar alternativas aos efeitos da reforma, principalmente para os trabalhadores e as entidades que dão suporte aos empregados. Diversos pareceres jurídicos consideram, inclusive, a reforma inconstitucional.

Além desse seminário realizado pela OAB do Rio de Janeiro e outros eventos pelo Brasil, o tema foi prioridade no 19° Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), realizado pela Anamatra em maio.

A discussão, inclusive, foi parar na Organização Internacional do Trabalho (OIT) no mesmo dia do seminário realizado pela OAB RJ. Na 107ª Conferência da OIT, em Genebra, na Suíça, a entidade pediu ao governo brasileiro que preste esclarecimento sobre a reforma trabalhista até novembro.

Cunha Cruz diz que o debate foi muito importante, pois é um consenso até entre os juristas que apoiam as medidas da reforma trabalhista, que a mudança da natureza da contribuição sindical tirou o oxigênio dos sindicatos. “Foi tudo muito abrupto e sem debate, seria necessária uma transição para que isso fosse mudado. Os sindicatos têm uma função importante ao lado do trabalhador e sabemos que podemos ampliar o número de filiados entre outras ações, mas sem oxigênio fica difícil”, explicou o vice-presidente da CSB RJ.

Foto: OAB RJ

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem