Sede do núcleo será inaugurada no mesmo dia do lançamento dos cursos de capacitação aos pescadores
As ações da CSB RS continuam a todo vapor no litoral norte do estado. Na busca por melhores condições de trabalho aos pescadores gaúchos por meio da qualificação profissional e da formação sindical, nesta terça-feira (12), foi anunciada a criação de um núcleo da CSB no município de Tramandaí. A cidade, que possui cerca de 800 pescadores registrados, poderá contar com mais esse ponto de suporte do movimento a partir das 19h do dia 29/06, Dia do Pescador.
A inauguração da sede do núcleo acontece na mesma data em que também será lançado o projeto de cursos da Central voltado à categoria. Ambas as ações são frutos da parceria entre a CSB RS e a Colônia de Pescadores Z40, cujo objetivo é unificar as atuações das organizações de trabalhos existentes no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Ao todo, a região sustenta o trabalho de 4 mil profissionais e ainda conta com a liderança do Fórum dos Pescadores do Litoral Norte, representante de 21 municípios no estado.
Saiba mais sobre os cursos de capacitação que serão oferecidos aos pescadores.
“O núcleo é quem vai coordenar a oferta de cursos para a mão de obra do pescador profissional junto às organizações da cidade. E consideramos isso muito importante porque, primeiro, a Colônia Z40 entende que a CSB vai ao encontro do que a gente precisa. Nós queremos unir a classe dos pescadores e temos a bandeira do empoderamento e da defesa dos direitos da categoria. A CSB veio para somar e acrescentar nessas lutas”, destaca Leandro Miranda, secretário da Colônia Z40 e presidente do Fórum.
Outro intuito da CSB RS é que o núcleo ainda se torne uma referência aos pescadores que tiverem dúvidas sobre direitos e deveres trabalhistas e mobilização da categoria. Além disso, o núcleo se colocará à disposição para atender não somente os trabalhadores de Tramandaí, como também os profissionais que exercem a função nos demais municípios litorâneos do estado. O Rio Grande do Sul tem hoje cerca de 60 mil pessoas que trabalham diretamente com a pesca e 17 mil pescadores registrados.
“A presidência da Colônia Z40 está ligada ao Fórum do Litoral Norte, então, no primeiro momento, os trabalhos serão voltados aos pescadores de Tramandaí, mas não vai ter e nem pode ter qualquer impedimento para profissionais de outras cidades. A ideia é no futuro atender toda a demanda do litoral norte”, afirma Miranda.
As ações do núcleo contarão com o apoio do Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa e Xangrilá. Interessados em participar dos cursos e da inauguração da sede podem entrar em contato com os organizadores pelo telefone (51) 99816-5963. A sede do núcleo será na Avenida Flores da Cunha, 5181, bairro Zona Nova – Tramandaí/ RS.