“Não há hipótese de mexer no FGTS, 13º, férias e jornada de trabalho”, diz ministro

Ronaldo Nogueira participou da Reunião da Executiva Nacional da CSB nesta quinta-feira

_mg_0703O ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira apresentou discussão voltada para a reforma trabalhista, que deve ser encaminhada ao Congresso até o final do ano. Nogueira confirmou que a proposta será fundamentada em três eixos principais: segurança jurídica, criação de novas oportunidades de ocupação de renda e consolidação de direitos. O documento deve contemplar a criação de dois novos modelos de contratos, que serão fornecidos pelo Ministério do Trabalho: por horas trabalhadas e por produtividade – além do modelo que já vigora atualmente, baseado na jornada de trabalho.

Direitos consolidados

_mg_0705O diálogo permanente acerca da reforma tem como objetivo ouvir a sociedade, as instituições, federações e centrais sindicais. Em seu discurso, Ronaldo Nogueira rechaçou a retirada de conquistas e reafirmou a consolidação de direitos. “Não há hipótese de mexermos no FGTS, no 13º, de fatiar as férias e a jornada semanal. Esses direitos serão consolidados. Temos um número imenso de trabalhadores que precisam ser alcançados pelas políticas públicas do Ministério do Trabalho. Se é Ministério do Trabalho é a casa do trabalhador, e é nesse sentido que estamos conduzindo a reforma trabalhista”, defendeu.

Com a afirmação de que “o trabalhador vai surpreender o Brasil”, o ministro defendeu o protagonismo da classe operária. O político ainda ressaltou a importância dos sindicatos – que com a consolidação da nova reforma serão responsáveis pela qualificação das categorias – e elogiou a atuação da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) – “A bandeira da defesa dos direitos dos trabalhadores que CSB tem faz com que ela seja notada e respeitada”, completou.

Homenagem

_mg_0742Em um momento simbólico, o presidente da CSB, Antonio Neto, entregou ao Ministro Ronaldo Nogueira o busto de Getúlio Vargas – pai da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e patrono da Central dos Sindicatos Brasileiros.

Ao final da palestra, representantes da Secretaria dos Profissionais Liberais da CSB entregaram dois documentos a Nogueira, relacionados a atualização de contribuições e a viabilização de acesso a cadastros.

Veja a galeria de fotos da palestra do ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos