Central dos Sindicatos Brasileiros

MTE inicia encontros preparatórios para III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

MTE inicia encontros preparatórios para III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Serão vários encontros regionais que vão discutir os temas a serem apresentados na III Conferência Global em Brasília

Brasília, 05/06/2013 – O Brasil vai realizar nos dias 8 a 10 de outubro, em Brasília, a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que vai discutir as políticas para erradicação da prática no mundo. O Ministério do Trabalho e Emprego, como órgão fiscalizador, participa da Conferência e para ambientar seus representantes promove, a partir desse mês, encontros regionais para discutir o documento base a ser apresentado a todos os países na Conferência Global.

Nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), a região Sul será a próxima a receber o encontro preparatório, que teve seu início na região Nordeste, dias 3 e 4 deste mês, em Natal (RN). O encontro no Sul acontece no auditório da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda, em Porto Alegre. A seguir ocorre o encontro no Centro-Oeste, na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande, nos dias 10 e 11 deste mês.
Dias 13 e 14/06, será a vez da região Sudeste. A reunião será no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte. A série de encontros termina na região Norte, onde o encontro acontece na Federação das Indústrias do Estado do Pará, em Belém, nos dias 27 e 28. Os encontros iniciam sempre às 8h às com término às 18h no primeiro dia e de 8h às 13h no dia seguinte.

Nesses encontros serão escolhidos os representantes de cada estado que vão participar do Encontro Nacional e da III Conferência Global em Brasília.

Conferência Global – A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil será realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em Brasília. O MTE, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério das Relações Exteriores, coordenam sua realização. Segundo dados do Censo 2010, o trabalho infantil diminuiu 13,44% no país entre 2000 e 2010. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o dado geral mostra diminuição no trabalho infantil na faixa etária entre os 10 e 17 anos. Caiu de 3,94 milhões de crianças e adolescentes ocupados em 2000 para 3,4 milhões em 2010.

Serviços:

Assunto: Encontro Preparatório Região Sul
Local: Auditório da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda – Avenida Loureiro da Silva, 445, Centro, Porto Alegre (RS)
Data: 06 e 07 de junho
Hora: 8h

Assunto: Encontro Preparatório Região Centro-Oeste
Local: Escola de Saúde Pública – Avenida Senador Filinto Muller, nº 1.480, Campo Grande (MS)
Data: 10 e 11 de junho
Hora: 8h

Assunto: Encontro Preparatório Região Sudeste
Local: Centro Universitário UNA – Rua Aimorés, 1.451, Belo Horizonte (MG)
Data: 13 e 14 de junho
Hora: 8h

Assunto: Encontro Preparatório Região Norte
Local: Auditório Albano Franco, Federação das Indústrias do Estado do Pará – Travessa Quintino Bocaiúva, nº 1.588, Belém (PA)
Data: 27 e 28 de junho
Hora: 8h

Fonte: MTE