Serão realizadas audiências, palestras, e capacitações de conselheiros
Para combater o trabalho infantil, o Ministério Público do Trabalho (MPT), vai realizar nos dias 25, 26 e 27 de agosto, audiências, palestras e discussões sobre o tema em Petrolina, no Sertão pernambucano. Além disso, também será implantado o projeto ‘MPT na Escola’ que visa discutir o assunto com professores da Zona Rural da cidade.
De acordo com procurador do trabalho do MPT, Ulisses Dias de Carvalho, é a primeira vez que a ação acontece no município. “Fizemos um cronograma de atividades e vamos divulgar o projeto ‘MPT na Escola’ para combater o trabalho infantil com a capacitação dos professores e implementação nas escolas na Zona Rural. A ideia é ampliar essas atividades para outras cidades pernambucanas”, destaca.
Segundo o procurador, o Sertão como um todo é tem um número elevado de crianças ainda no trabalho infantil. “No Vale do São Francisco, o que vem nos preocupando é o trabalho rural de crianças e adolescentes, lavorando em pequenos módulos rurais e, por isso, o foco ação vai ser nas escolas rurais”.
De acordo com a programação do MPT, na segunda-feira (25) haverá reunião com os representantes das escolas municipais de Petrolina, a partir das 15 horas, no auditório da biblioteca da Univasf, campus Petrolina.
Na terça-feira (26), às 17h, no auditório do Senai, será realizada uma audiência pública para debater a adoção e a efetividade das políticas públicas de combate ao trabalho precoce no Sertão do São Francisco. O evento vai contar com promotores de justiça, juízes, representantes do poder executivo, legislativo e conselhos tutelares da região. O Senai fica localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Vila Eduardo.
Já na quarta-feira (27), a partir das 9h, no auditório da Biblioteca da Univasf, o MPT promoverá uma capacitação voltada especificamente para os Conselheiros Tutelares das cidades de Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, além de Petrolina. O representante da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Leonardo Osório, ministrará o curso.
Fonte: G1