MPT promove ações e implanta projeto de combate ao trabalho infantil

Serão realizadas audiências, palestras, e capacitações de conselheiros

Para combater o trabalho infantil, o Ministério Público do Trabalho (MPT), vai realizar nos dias 25, 26 e 27 de agosto, audiências, palestras e discussões sobre o tema em Petrolina, no Sertão pernambucano. Além disso, também será implantado o projeto ‘MPT na Escola’ que visa discutir o assunto com professores da Zona Rural da cidade.

De acordo com procurador do trabalho do MPT, Ulisses Dias de Carvalho, é a primeira vez que a ação acontece no município. “Fizemos um cronograma de atividades e vamos divulgar o projeto ‘MPT na Escola’ para combater o trabalho infantil com a capacitação dos professores e implementação nas escolas na Zona Rural. A ideia é ampliar essas atividades para outras cidades pernambucanas”, destaca.

Segundo o procurador, o Sertão como um todo é tem um número elevado de crianças ainda no trabalho infantil. “No Vale do São Francisco, o que vem nos preocupando é o trabalho rural de crianças e adolescentes, lavorando em pequenos módulos rurais e, por isso, o foco ação vai ser nas escolas rurais”.

De acordo com a programação do MPT, na segunda-feira (25) haverá reunião com os representantes das escolas municipais de Petrolina, a partir das 15 horas, no auditório da biblioteca da Univasf, campus Petrolina.

Na terça-feira (26), às 17h, no auditório do Senai, será realizada uma audiência pública para debater a adoção e a efetividade das políticas públicas de combate ao trabalho precoce no Sertão do São Francisco. O evento vai contar com promotores de justiça, juízes, representantes do poder executivo, legislativo e conselhos tutelares da região. O Senai fica localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Vila Eduardo.

Já na quarta-feira (27), a partir das 9h, no auditório da Biblioteca da Univasf, o MPT promoverá uma capacitação voltada especificamente para os Conselheiros Tutelares das cidades de Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, além de Petrolina. O representante da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Leonardo Osório, ministrará o curso.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom