Moradores de Caxias recebem Carteira de Trabalho digital

Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda está recolhendo inscrições de interessados em fazer a primeira ou segunda via do documento

Rio de Janeiro – Moradores do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, começam a receber hoje (14) as primeiras carteiras de Trabalho digitais. Desde o último dia 23, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda vem recolhendo inscrições de interessados em fazer a primeira ou segunda via do documento. Um ônibus itinerante da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec) recebe pedido de cidadãos de quatro distritos do município. Até o momento, cerca de 500 pessoas se candidataram para receber o documento.

A nova carteira demora em média 20 dias para ficar pronta, além de ter tarja magnética e numeração única para todas as vias. O documento, que se assemelha a um passaporte, foi lançado em janeiro pelo Ministério do Trabalho.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Caxias, Ezequiel Domingues Lourenço, destacou que o objetivo é diminuir ainda mais esse prazo. “Vamos começar a tentar entregar a carteira em dez dias”, disse. “Com essa carteira, a pessoa terá facilidades no futuro até mesmo para retirar uma segunda via em qualquer lugar, só vai precisar fornecer o nome e o número do CPF [Cadastro de Pessoas Físicas]. Não vai precisar mais bater [os dados] nem de foto. Tudo já estará pronto definitivamente”, acrescentou.

Os interessados em obter o documento podem procurar o ônibus itinerante com CPF, carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência e a carteira profissional antiga, se tiver. Para buscar o documento pronto, é preciso agendar pelo número 3661-9688.

Morador de Xerém, distrito do município, o operário da construção civil Genival Silva Gomes, de 39 anos, contou que precisava de uma carteira nova, pois a antiga está repleta de anotações. “A minha está cheia de anotações e precisava com urgência da nova Carteira [de Trabalho]. Estou aguardando uma chamada de emprego nos próximos dias. Economizei tempo e dinheiro, além de não precisar acordar muito cedo e ter que ir ao centro da cidade”, disse.

Fonte: Exame

Compartilhe:

Leia mais
reforma trabalhista 2017 votação câmara
TST: Mudanças da reforma trabalhista de 2017 se aplicam a contratos firmados antes dela
limitar salário minimo aumenta desigualdade
Limitar reajuste do salário mínimo ao arcabouço fiscal pode aumentar desigualdade, diz estudo
origem do 13º salário
13º salário é compensação por tempo de fato trabalhado; entenda por que e conheça origem
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos