Central dos Sindicatos Brasileiros

Ministério do Trabalho exige que sindicatos atualizem informações até o final do ano

Ministério do Trabalho exige que sindicatos atualizem informações até o final do ano

O objetivo é oferecer informações consistentes e atualizadas sobre as entidades sindicais no Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) receberá apenas até o dia 31 de dezembro deste ano a atualização sindical visando organizar o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). Os critérios foram decididos em recente reunião do Grupo de Trabalho (GT) da aferição de representativa do MTE e poderá dotar a sociedade de informações consistentes e atualizadas sobre as entidades sindicais existentes e atuantes no Brasil.

A representatividade das centrais sindicais é calculada pelo total de trabalhadores sindicalizados nas entidades sindicais em âmbito nacional. O índice é importante para que cada entidade mantenha o reconhecimento legal e receba o Certificado de Representatividade (CR).

Os dados só poderão ser enviados até o final deste ano, mas terão até 31 de janeiro de 2013 para serem protocolados. A aferição será finalizada no mês de fevereiro.

As três exigências para que a atualização seja feita com sucesso são: comprovação do número total de associados, do número total de associados aptos a participar do processo eleitoral da entidade e do número de participantes que compareceu ao processo eleitoral.

Fonte: Portal Portogente.com.br

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Geral da CSB pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: 011- (11) 2384-5705 / 2384-5706