Luís Antônio Camargo de Melo: “Não há avanço sem a participação decisiva das centrais sindicais. A formação da central sindical brasileira é o que pode fazer a diferença”

Procurador do Trabalho da 1ª Região defendeu o protagonismo do movimento sindical e a aproximação com o Ministério Público

Com o objetivo de debater a importância do Ministério Público para a atividade sindical, o Procurador do Trabalho da 1ª Região Luís Antônio Camargo de Melo conduziu o terceiro painel da Reunião da Executiva Nacional.

Camargo Melo elogiou o protagonismo das centrais no movimento sindical brasileiro e defendeu a aproximação das entidades com o Ministério Público. “Não há avanço sem a participação decisiva das centrais sindicais. A formação da central sindical brasileira é o que pode fazer a diferença [para o trabalhador] – pela amplitude, pela projeção nacional, pela horizontalidade e pela perspectiva de intervenção política e ideológica”, afirmou.

Procurador-geral do Trabalho entre 2013 e 2015, o palestrante sustentou a ideia de que a aproximação com o movimento sindical fortalece a luta em prol da classe operária. “Nós [Ministério e sindicatos] precisamos nos entender como parceiros, e não como adversários. É difícil, mas tenho certeza que nós vamos achar caminhos para trabalhar em conjunto”, reafirmou.

Luta em prol do trabalhador

_mg_0478Contra a precarização das condições de trabalho e os retrocessos que ameaçam os direitos dos trabalhadores, o especialista reafirmou a necessidade de discussão acerca do ambiente profissional e criticou o sistema capitalista de produção. Segundo Camargo Melo, o atual sistema é comandado por um ritmo acelerado de trabalho, que remete à linha de montagem ilustrada no satírico ‘Tempos Modernos’, filme de 1936 dirigido e estrelado por Charlie Chaplin.

Esse ritmo, aliado a um ambiente precário, interfere diretamente na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. “Nós ainda não conseguimos impedir esse processo de trituração. O que nós temos hoje é uma máquina de moer gente – o trabalhador é adoecido pelo sistema de produção”, criticou o Procurador. A solução, segundo ele, é unir forças com as centrais sindicais e comandar uma intervenção em prol da classe operária. “Isso não é prerrogativa de uma central, tem que ser de todas as centrais sindicais. A CSB conquistou um espaço significativo no cenário do sindicalismo brasileiro e está mostrando que chegou para ficar”, completou.

Fortalecimento das entidades

_mg_0436Luís Antônio Camargo de Melo deixou clara a insatisfação com a atual normatização da contribuição assistencial – regida pelo Precedente 119.  Considerado um entrave para o desenvolvimento e crescimento dos sindicatos, o procurador reafirmou a intenção de uma articulação que suprima ou altere o Precedente.

Durante a discussão, um dos temas chaves da reforma trabalhista também foi abordado. O acordado sob o legislado – que coloca acordos e negociações coletivas acima do que preveem as leis trabalhistas – foi amplamente debatido. Para o procurador, o atual momento brasileiro favorece os empresários e prejudica os trabalhadores. Para que haja a sobreposição da Lei, é preciso sustentar a participação real de sindicatos representativos, pautados nos interesses dos trabalhadores. O cenário, porém, possibilita a criação de sindicatos bancados pelos patrões. “Não tenho medo de negociação coletiva, desde que tenha entidades sindicais que trabalhem em defesa do trabalhador. O fato é que nós precisamos caminhar até que tenhamos condição de acreditar que a negociação coletiva será bem conduzida, que não haverá pressão patronal que oprima a vontade do trabalhador”, concluiu.

Veja a galeria de fotos da palestra de Luís Antônio Camargo de Melo

 

Confira o vídeo com a palestra de Luís Antônio Camargo de Melo:

Compartilhe:

Leia mais
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!