Antonio Neto assina prefácio da obra, que também conta com textos dos presidentes das outras cinco centrais
Para comemorar os 130 anos do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, as seis centrais sindicais brasileiras CSB, UGT, CTB, CUT, Força Sindical e Nova Central Sindical, junto com o Centro de Memória Sindical (CMS), relançam o livro “1º de Maio: cem anos de luta”, de José Luiz Del Roio, de 1986, que nesta nova edição é intitulado “1º de Maio: sua origem, seu significado, suas lutas” e tem apresentação de João Guilherme Vargas Neto.
A obra, publicada pela primeira vez há 30 anos pelo CMS, terá sua reedição lançada no próximo dia 19 de setembro no Sindicato dos Comerciários de São Paulo. A nova edição mantém o texto original, atualizando os prefácios, que serão assinados pelos presidentes das centrais Antonio Neto, Paulo Pereira da Silva, Ricardo Patah, Vagner Freitas, Adilson Araújo e José Calixto Ramos, além do prefácio do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto.
O livro usa como fio condutor da história do trabalhador a Revolução Industrial do século 18 e mostra que o operariado sempre buscou se organizar e reagir às injustiças sociais. De acordo com o autor da obra, este evento histórico alterou profundamente a vida do trabalhador braçal. Os operários, inclusive mulheres e crianças, viviam em péssimas condições, com salários que se restringiam à subsistência e com uma jornada de trabalho exaustiva que acentuava estas condições.
“1º de Maio: sua origem, seu significado, suas lutas”, de José Luiz Del Roio, tem como objetivo promover a reflexão das bandeiras de lutas da classe trabalhadora, além de conscientizar o trabalhador contra a exploração capitalista.
Serviço
Lançamento “1º de Maio: sua origem, seu significado, suas lutas”
Dia: 19 de setembro de 2016 (segunda-feira) | Horário: 17 horas
Local: Sindicato dos Comerciários de São Paulo – Rua Formosa, 99, São Paulo
Autor: José Luiz Del Roio
Editora: Centro de Memória Sindical – Edição: 2ª – Ano: 2016