Central dos Sindicatos Brasileiros

Juventude trabalhadora condena golpe no Paraguai

Juventude trabalhadora condena golpe no Paraguai

A Central Sindical de Profissionais (CSP) participou do I Encontro de Juventude Trabalhadora do Cone Sul, evento realizado nos dias 29 e 30, em Buenos Aires. Na ocasião, a entidade brasileira, juntamente com representantes da Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai, Cuba e México, aprovou moção contra o golpe no Paraguai.

Os presentes condenaram o impeachment de Fernando Lugo e classificaram o ocorrido como manobra imperialista que visa desestabilizar os governos democráticos da América do Sul.

Para os representantes da CSP, Marcelo Gonçalves (Secretario Nacional de Juventude da CSP) e Gustavo José Barbosa (Diretor da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – Fenata), o episódio não foi democrático. “Ele não teve sequer tempo para organizar sua defesa. Agora, o povo paraguaio busca restabelecer a democracia e contará com a nossa solidariedade ”, afirmou Marcelo.

No segundo dia do encontro, a central participou ativamente de três discussões: precarização da mão de obra na América, privatizações e terceirização; assédio aos movimentos sindicais; e importância da realização de plenárias nacionais para divulgação e ampliação da FSM.

Outros pontos como a defesa da soberania da Argentina nas Malvinas, as más condições de trabalho dos chilenos e as práticas antissindicais no México também foram debatidos.

Ao final, a delegação da CSP foi homenageada em sua estreia como membro efetivo da FSM. No momento da entrega do diploma, Marcelo discursou sobre a importância da integração sindical, social e política dos povos da América Latina.

O II Encontro de Juventude Trabalhadora do Cone Sul deverá ocorrer no segundo semestre de 2013, no Uruguai.