Incêndio no pavimento do Indea compromete expediente em todo o complexo da Sedraf

A estrutura do prédio há anos está comprometida, inclusive a parte elétrica, que denota o fato como uma tragédia anunciada

O princípio de incêndio no pavimento do Indea-MT ocorrido pela manhã desta sexta-feira (5) levou ao esvaziamento do prédio da Sedraf, por isso não houve expediente. Até então a informação é de que o fogo atingiu a sala de arquivos, situada em frente à presidência da autarquia. Devido a isto, a assessoria de comunicação do Sintap-MT também não pôde ter acesso ao local; e ao contatar a presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz, ela informou que estava em reunião e assegurou que mais tarde iria retornar à imprensa da entidade. Esta, também o fará com o intuito de obter mais detalhes sobre o fato.  Outros servidores que trabalham no prédio também não souberam explanar detalhes sobre o incidente, já que nem puderam entrar no complexo ao iniciar o expediente.

O pivô do incêndio seria um ventilador fixado ao teto, que ficara ligado desde o dia anterior, após o final do expediente, de acordo com o Corpo de Bombeiros que controlou o fogo. sem que ninguém ficasse ferido.  Contudo, é válido ressaltar que o Sintap-MT já solicitou duas fiscalizações ao Crea-MT, as quais foram realizadas, a primeira em 2008 e a última em setembro de 2012, a primeira já repletas de condenações em relação à estrutura do prédio, e a segunda, com reforço das notificações anteriores, porém com quadro bem agravado.  “Esta é, nada mais nada menos, que uma tragédia anunciada”, resumiu o diretor jurídico Filogênio da Rocha Neto.

Sintap-MT – “A informação do Corpo de Bombeiros foi de que um ventilador ficou ligado durante a noite toda, só vem ratificar que o pivô do incêndio não foi necessariamente isto, até porque é normal esse tipo de aparelho permanecer funcionando por horas a fio, sem que isso provoque um incêndio; ou seja, a problemática está na estrutura do complexo, e neste caso, na parte elétrica, que há anos fora condenada pela pelo próprio Bombeiros e o Crea-MT.  Portanto, espera-se que o funcionário eu possivelmente possa tê-lo esquecido ligado, não pague por anos de negligência do governo, que mesmo com os inúmeros pedidos do Sintap ao próprio governador para tomar as providências cabíveis e imediatas, há mais de uma década vem protelando a reforma exigida pelo órgão fiscalizador, desde a penúltima fiscalização realizada háanos, e que mesmo com os  agravantes detectados, os gestores responsáveis continuaram  postergando, ao ponto de mais uma vistoria no ano passado, reforçando as condenações em relação ao prédio”, relembrou a presidente Diany Dias.

Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL