Central dos Sindicatos Brasileiros

Incêndio no pavimento do Indea compromete expediente em todo o complexo da Sedraf

Incêndio no pavimento do Indea compromete expediente em todo o complexo da Sedraf

A estrutura do prédio há anos está comprometida, inclusive a parte elétrica, que denota o fato como uma tragédia anunciada

O princípio de incêndio no pavimento do Indea-MT ocorrido pela manhã desta sexta-feira (5) levou ao esvaziamento do prédio da Sedraf, por isso não houve expediente. Até então a informação é de que o fogo atingiu a sala de arquivos, situada em frente à presidência da autarquia. Devido a isto, a assessoria de comunicação do Sintap-MT também não pôde ter acesso ao local; e ao contatar a presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz, ela informou que estava em reunião e assegurou que mais tarde iria retornar à imprensa da entidade. Esta, também o fará com o intuito de obter mais detalhes sobre o fato.  Outros servidores que trabalham no prédio também não souberam explanar detalhes sobre o incidente, já que nem puderam entrar no complexo ao iniciar o expediente.

O pivô do incêndio seria um ventilador fixado ao teto, que ficara ligado desde o dia anterior, após o final do expediente, de acordo com o Corpo de Bombeiros que controlou o fogo. sem que ninguém ficasse ferido.  Contudo, é válido ressaltar que o Sintap-MT já solicitou duas fiscalizações ao Crea-MT, as quais foram realizadas, a primeira em 2008 e a última em setembro de 2012, a primeira já repletas de condenações em relação à estrutura do prédio, e a segunda, com reforço das notificações anteriores, porém com quadro bem agravado.  “Esta é, nada mais nada menos, que uma tragédia anunciada”, resumiu o diretor jurídico Filogênio da Rocha Neto.

Sintap-MT – “A informação do Corpo de Bombeiros foi de que um ventilador ficou ligado durante a noite toda, só vem ratificar que o pivô do incêndio não foi necessariamente isto, até porque é normal esse tipo de aparelho permanecer funcionando por horas a fio, sem que isso provoque um incêndio; ou seja, a problemática está na estrutura do complexo, e neste caso, na parte elétrica, que há anos fora condenada pela pelo próprio Bombeiros e o Crea-MT.  Portanto, espera-se que o funcionário eu possivelmente possa tê-lo esquecido ligado, não pague por anos de negligência do governo, que mesmo com os inúmeros pedidos do Sintap ao próprio governador para tomar as providências cabíveis e imediatas, há mais de uma década vem protelando a reforma exigida pelo órgão fiscalizador, desde a penúltima fiscalização realizada háanos, e que mesmo com os  agravantes detectados, os gestores responsáveis continuaram  postergando, ao ponto de mais uma vistoria no ano passado, reforçando as condenações em relação ao prédio”, relembrou a presidente Diany Dias.

Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT