A Federação Sindical Mundial (FSM) realiza, no dia 03 de outubro, o Dia Mundial em Defesa dos Direitos Sociais. O objetivo do evento é reunir os trabalhadores para lutar por melhores condições de vida. Para a FSM, toda a população deve ter direito às necessidades básicas como nutrição, água, abrigo, remédios e roupas. No Brasil, a CSP, que é filiada à FSM, também realizará ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
Confira as questões defendidas pela FSM:
Alimentação – A produção de alimentos deve ser formulada com base nas necessidades nutricionais das pessoas e não os lucros dos monopólios. Ao aproveitar o potencial produtivo de cada país, é possível produzir alimentos de alta qualidade, segura e barata.
Aguá Potável – O monitoramento da qualidade da água deve ser realizada por autoridades públicas, que devem tomar medidas eficazes para todas as ações corretivas.
Medicamentos – A FSM acredita que a saúde não está à venda. A vida dos trabalhadores não pode ser usado para os benefícios e para a especulação.
Habitação – Toda a população têm direito à moradia. O que significa que todos os pessoas, independentemente da renda.
Educação – A FSM luta por livros gratuitos para todos os alunos e estudantes.