Fórum Sindical dos servidores de Juiz de Fora vai a Belo Horizonte fechar acordo

Representantes do Fórum da Unidade Sindical dos Servidores Municipais estarão em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (27 de junho), para homologar o acordo de reposição inflacionária perante ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A medida atende à exigência do procurador geral, Leonardo Guedes, que, para manter o jogo de cena, alega buscar a garantia de que o município não será penalizado por pagar o IPCA de 2015 a 2016.

Devido à ação de ilegalidade da greve impetrada pelo Município no TJMG, haverá, ainda, audiência de conciliação entre PJF e fórum sindical. Prevista para o dia 30, a sessão foi antecipada para segunda-feira, uma vez que o último dia do mês é o prazo final para a concessão do reajuste conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na última negociação, o Executivo aceitou aplicar o IPCA anual aos salários dos servidores. A aplicação será da seguinte forma: 1,27% retroativo a fevereiro, 0,90% retroativo a março, 0,43% retroativo a abril, 0,61% retroativo a maio, 0,78% retroativo a junho. A inflação de junho apurada em julho aponta para 0,33% conforme o Boletim do Banco Central. Somados esses índices, chega-se a 4,40% que serão pagos em agosto. Em novembro, será feita a recomposição salarial com a diferença do índice para se chegar a 7,19%.

Para o Fórum da Unidade Sindical, a recomposição do IPCA anual aos servidores é uma conquista do movimento. “Se a gente não tivesse cruzado os braços e ido para as ruas, ficaria sem a recomposição das perdas inflacionárias de 2015. Imaginem se essa moda pega? A cada quatro anos ficaríamos sem reajuste”, ressaltou o presidente do SINSERPU-JF, Amarildo Romanazzi.

Os representantes sindicais voltaram a lembrar na assembleia de sexta-feira, 24 de junho (foto) que centenas de municípios em todo o país já concederam a reposição inflacionária anual a seus servidores. Ao final do encontro a categoria aprovou a proposta do IPCA parcelado pela PJF e definiu pela continuidade da greve até o fechamento do acordo. Nova assembleia acontecerá segunda-feira, às 14h, no Parque Halfeld.

Fonte: SINSERPU/JF

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom