Focada na qualificação de seus dirigentes, CSB promove Curso de Formação Política e Sindical

Importante ferramenta de luta, capacitação prepara lideranças e amplia o enfrentamento dos sindicatos

Teve início, na manhã desta segunda-feira (7), o Curso de Formação Política e Sindical da CSB. Em parceria com a EXCOLA – Escola de Excelência em Formação Social, a iniciativa visa fortalecer as lideranças nacionais e está focado em oferecer aos dirigentes preparo político e ideológico. O curso permite entender o processo histórico brasileiro e suas consequências no dia a dia da classe operária, além de apresentar métodos eficazes de gestão e contabilidade sindical.

galeria-10A forma mais adequada de interferir e mudar a vida do trabalhador é por meio da qualificação daqueles que atuam em favor de seus direitos – os dirigentes sindicais. Por isso, favorecer a qualificação é um dos princípios ideológicos da Central dos Sindicatos Brasileiros. Pioneiro, o Curso de Formação foi apresentado por Antonio Neto como a concretização de um desejo constante, idealizado e construído pela Central nos últimos anos. “Estou profundamente emocionado porque estamos dando início a um sonho antigo. Quando criamos a CSB, nós dissemos que um dos principais objetivos ia ser capacitar nossos dirigentes. Por isso, o que nós pudermos investir em formação, nós vamos fazer. Esse é o nosso papel”, afirmou Neto.

galeria-2Na abertura do evento, o presidente da CSB destacou a importância de investir em conhecimento e especialização. Segundo o dirigente, preparar as lideranças para as lutas em defesa da classe trabalhadora é ferramenta fundamental para o fortalecimento dos sindicatos, e, principalmente, para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores brasileiros.

José Avelino Pereira – o Chinelo –, reafirmou a necessidade de formação. Mais do que um curso, o projeto irá oferecer uma imersão no universo político e trabalhista do País. Além das aulas matinais e vespertinas, os dirigentes poderão, ao final do dia, assistir a filmes relacionados aos temas ministrados. “Quando decidimos construir a CSB, uma das nossas propostas pelo Brasil era trabalhar muito na qualificação dos nossos dirigentes. Ao final desses cinco dias, certamente sairemos daqui muito diferente do que chegamos hoje”, completou o vice-presidente da CSB.

galeria-7Refletir sobre as questões políticas e sociais que culminaram na criação, desenvolvimento e fortalecimento dos movimentos sindicais é fundamental. Ao conhecer os principais pontos da história do Brasil sob a ótica trabalhista, obtém-se uma importante ferramenta de luta, capaz de ampliar o enfrentamento dos sindicatos. Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, ressaltou a importância da contextualização histórica na conquista de novos desafios. “Além da gestão sindical, o principal tema que devemos resgatar nesse curso é a questão da história política do País. Em um momento de transformações, é importante que a gente entenda o contexto brasileiro. A CSB cumpre seu objetivo estratégico de formação e capacitação política e sindical, mas também encara os desafios e luta por questões fundamentais, como a retomada do emprego”, explicou.

Realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, o curso possui três módulos – Trabalhismo, Estrutura Sindical e História, Contabilidade e Capacitação Sindical. As aulas abordam temas como administração, estudo jurisprudencial, estatuto, democracia e função sindical. Idealizado desde a criação da Central, é pioneiro na especialização política e sindical dos dirigentes. Cosme Nogueira, secretário de formação sindical da CSB, agradeceu o apoio e reafirmou a posição da Central em favor da qualificação – “queria agradecer a todos pelo empenho em proporcionar esse curso. Apostar na formação das nossas lideranças é um compromisso da CSB”, destacou.

Confira a galeria de imagens do Curso de Formação Políitca e Sindical

Acompanhe a cobertura completa do Curso de Formação Política e Sindical no site da CSB

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos