Central dos Sindicatos Brasileiros

FESERP-MG inaugura sede em Belo Horizonte

FESERP-MG inaugura sede em Belo Horizonte

Prédio da federação filiada a CSB homenageia o ícone do movimento sindical mineiro Clodesmidt Riani 

A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (FESERP-MG) inaugura na sexta-feira, dia 28, sua sede em Belo Horizonte. A cerimônia de abertura da federação será às 14h. O prédio recebeu o nome de Clodesmidt Riani uma homenagem ao líder sindical e político mineiro. Para o ícone do movimento sindical a homenagem que ele recebeu da FESERP-MG é uma das mais valiosas por estar ligada a luta dos trabalhadores. “Ter o nome eternizado em um símbolo do movimento sindical não tem preço”, disse Riani. A sede está localizada na Avenida Bernardo Vasconcelos, 1252, Bairro Cachoeirinha (próximo ao Minas Shopping).

Segundo o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, a sede significa um passo importantíssimo na consolidação do movimento sindical em Minas Gerais. “Nós seremos um ponto de união, debate e de formação de conhecimento. O prédio possui uma estrutura para servir de pousada para os sindicalistas do interior em viagem de trabalho à capital mineira”, conta Nogueira.

Com a inauguração da sede em Belo Horizonte, a FESERP-MG dá mais um passo no processo de consolidação como uma das mais importantes federações representativas dos sindicatos de trabalhadores do país. Conta hoje com 56 sindicatos filiados, em Aguanil, Alterosa, Araguari, Barroso, Buritizeiro, Camanducaia, Cambuquira, Campo Belo, Canápolis, Candeias, Carandaí, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Cássia, Cataguases, Conceição do Rio Verde, Cristais, Cruzília, Dores do Indaiá, Esmeraldas, Guapé, Guaranésia, Guaxupé, Ijaci, Itabira, Itabirito, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Matias Barbosa, Monte Belo, Nepomuceno, Nova Serrana, Oliveira, Pará de Minas, Paracatu, Patrocínio, Pirapora, Pitangui, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Rio Casca, Rio Pomba, Santa Vitória, Santana do Jacaré, São João Nepomuceno, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Senador Modestino Gonçalves, Serrania, Teófilo Otoni, Três Corações, Uberlândia, Varginha e Várzea da Palma.

Movimento sindical

Clodesmidt Riani, o homenageado, é mineiro de Rio Casca radicado em Juiz de Fora. Tem 93 anos e dedicou toda a sua vida à defesa dos direitos e das liberdades civis dos trabalhadores. Sua militância sindical começou em 1949, em uma comissão de trabalhadores que discutiu os salários e benefícios das Empresas de Carris Urbano de Juiz de Fora. Em 1964, ano do Golpe Militar no Brasil, ele era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI), do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), do Comando Estadual dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (CET), e membro- adjunto do Bureau Internacional do Trabalho (de Genebra-Suíça). “Essa homenagem é o mínimo que nós podemos fazer diante do muito que ele merece, pela sua história, vida e luta na defesa da classe trabalhadora. Além disso, queremos que o nome de Clodesmidt Riani seja cada vez mais divulgado, também em Belo Horizonte, para que as futuras gerações saibam o quanto ele foi importante para a História do Brasil”, rebateu o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.