Profissionais debateram atuação sindical e fortalecimento da categoria
O XXXI Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas aconteceu entre os aconteceu entre os dias 6 e 8 de maio de 2015, em Brasília. O evento foi organizado pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) com apoio da CSB. Ao todo, participaram cerca de 50 profissionais, que representaram 20 estados brasileiros.
A Federação reuniu, nos três dias de evento, trabalhadores e especialistas para discutir as pautas relevantes da categoria. A edição deste ano debateu temas como IV Congresso Nacional dos Técnicos Agrícolas, que será realizado em agosto/2016, na cidade de Gramado/RS, Sindicatos dos Técnicos Agrícolas x Sindicatos Majoritários (extensão rural, cooperativas, fiscais agropecuários); representatividade da CSB e campanha de filiação; cursos de qualificação profissional, entre outros.
O evento abordou a importância dos sindicatos, da filiação e das ações sindicais. Mário Limberger, presidente da FENATA, explicou que o direito dos trabalhadores só é garantido com a atuação efetiva das entidades. Para que o sindicato seja representativo, é preciso que ele tenha força para implementar as políticas necessárias à defesa dos direitos e interesses da categoria representada. E somente com o apoio de seus filiados e associados, que são os maiores beneficiados com as ações da entidade, é possível alcançar todos os objetivos. “Por isso, é importantíssimo que os técnicos agrícolas tenham consciência de classe e de unidade da categoria. É necessário que os trabalhadores procurem os sindicatos e se filem, só assim poderemos trabalhar em defesa dos direitos e na melhoria das condições de trabalho”, afirmou Mário Limberger.
No encontro, os técnicos agrícolas também tiveram a oportunidade de ter uma audiência com vice-presidente da República, Michel Temer. “Nós da FENATA entregamos a ele proposta de criação dos Conselhos Federais e Regionais dos Técnicos Agrícolas. A nossa representatividade no País ultrapassa 250.000 profissionais, temos nossas especificidades da categoria, por isso não temos que estar ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Com o desligamento do CREA, poderemos fiscalizar melhor a condição de trabalho dos técnicos agrícolas e também lutar por mais direitos da categoria”, afirmou o presidente da FENATA.
Também estiverem presentes ao evento os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Eduardo Amorim (PSC-SE), e os deputados José Fogaça (PMDB-RS), Jessica Sales (PMDB-AC), Rôney Nemer (PMDB-DF), Valtenir Pereira (PROS-MT), Edio Vieira Lopes (PMDB-RR) e Raul Jungmann (PPS -PE).