Em assembleia, delegados da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) aprovaram – por unanimidade – o edital de filiação à Central Sindical de Profissionais (CSP). A votação foi feita durante a 28a edição do “Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas”, realizado entre os dias 6 e 10 de junho, em São Luiz, no Maranhão.Durante a reunião, o secretário geral da CSP, Alvaro Egea, fez um breve relato sobre a trajetória da central.
Somos a central que mais cresce no Brasil. De novembro até este momento, filiamos cerca de 300 sindicatos e 17 federações”. Ele ainda explicou todo o processo de organização de uma central sindical.
Egea também falou sobre as expectativas da CSP. “Nossa central tem um forte compromisso com as entidades sindicais e as causas trabalhistas. Estamos preparados para, em 2013, cumprir a meta de representatividade”.
Alvaro ainda reafirmou o compromisso da CSP em apoiar as lutas dos técnicos agrícolas. “A partir de agora serão nossas lutas”.
Para finalizar, o secretário relembrou as principais bandeiras da central, como a unicidade sindical e defesa das contribuições compulsórias.
Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas
Promovido pela Fenata e pelo do Sindicato dos Técnicos Agrícolas (Sintag/MA), o encontro reuniu profissionais técnicos agrícolas como habilitação em agropecuária, agricultura, agronegócio, pecuária, pesca e agrimensura, alunos de escolas agrícolas e institutos federais de educação.
O objetivo foi – por meio de discussões entre os profissionais da área – buscar mecanismos para fortalecer a categoria, aumentar o piso salarial, atender necessidades de cada região e, além disso, discutir outras abordagens em grupo por meio desse encontro.