Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil é fundada com apoio da CSB

Antonio Dimas Simão de Oliveira, Secretário de Mobilização da CSB e vice-presidente do SINDAGRI-CE, presidiu cerimônia de fundação durante evento na Bahia

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil – (UNAFA FEDERAÇÃO) foi oficialmente fundada durante a 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional em Defesa Agropecuária, que se realizou na capital da Bahia, em Salvador. A entidade nasce com o objetivo de defender a política de Defesa Agropecuária e os interesses dos seus agentes na aplicação dos princípios que regem a categoria.

A assembleia de fundação foi presidida pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Antonio Dimas Simão de Oliveira, Secretário de Mobilização da CSB e vice-presidente do SINDAGRI-CE. O presidente do SINFA-MA e fiscal estadual agropecuário, Francisco Saraiva da Silva Júnior, também participou.

Em obediência à legislação vigente, a UNAFA reúne representações sindicais de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Ceará. Saraiva Júnior lembrou que foi durante uma conferência em Belo Horizonte, no ano de 2010, que a UNAFA foi idealizada. A consolidação da entidade só aconteceu a partir de 2011 e, hoje, oficialmente é fundada.

Metas
Na assembleia de fundação, foram concluídos os trabalhos de instalação da entidade. Apesar de a eleição e a posse formais terem sido feitas em Salvador, a sede da entidade será em Brasília. A federação irá, primeiramente, atuar para atrair novos sindicatos a se filiarem. E as metas da atual diretoria são: articular o registro sindical de entidades que enfrentam dificuldades; promover formação sindical para os dirigentes das representações filiadas; lutar contra qualquer forma de terceirização do serviço público; pugnar pelo nivelamento salarial e da nomenclatura das carreiras; e promover campanhas nacionais de valorização das categorias.

Diretoria eleita
Os eleitos e empossados são: Antônio Dimas Simão de Oliveira, presidente; Marcelo Corte Real da Silva, vice-presidente; Francisco Saraiva da Silva Júnior, primeiro secretário; Marcos Camargo, segundo secretário; Maria Fernanda Freitas de Almeida, primeira tesoureira; Samuel Sousa Silva, segundo tesoureiro; Annira Aquino Cortez, diretora de Comunicação e Organização; Frederico Bittencourt Fernandes Maia, diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais; João Célio Moreira de Amorim, diretor de Formação e Mobilização Sindical.

O Conselho Fiscal ficou com: Maxwell Carvalho de Oliveira, Diego do Amaral Sampaio e Ivan Garcia de Freitas (titulares); Patrícia Emília Gomes Facó, Paulo José de Medeiros e Fabiano Sousa Vargas (suplentes).

Fonte: UNAFA

 

Compartilhe:

Leia mais
reunião conselho intersindical mte presidente prudente
Dirigentes sindicais têm reunião estratégica com gerência regional do MTE em Presidente Prudente
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf
gabriel galípolo banco central
Deputados desmontam juros criminosos de Galípolo durante homenagem ao BC na Câmara